Guardas civis socorreram um cão na manhã desta terça-feira (4) entre as antigas ruas 28 e 34, próximo à Central de Ambulâncias e Unidade de Pronto Atendimento (Upa), no Jardim Morada do Sol. Eles levaram o animal para o Centro de Zoonoses (CCZ).
Estudantes alertaram os agentes de segurança sobre o cão. Na entidade, o pet esperou a chegada de uma veterinária e, segundo os guardas, ficou internado tomando soro diagnosticado com cinomose.
A cinomose tem cura, mas é uma doença grave e muitas vezes fatal causada por um vírus chamado CDV (na sigla em inglês). Ela afeta animais do grupo dos canídeos, como cachorros, raposas e lobos, e ataca diversos sistemas do corpo. As formas de transmissão da cinomose mais comuns são pelo ar, pelo contato com a secreção do nariz ou da boca dos animais com o vírus da cinomose (presente em todas as secreções do animal) e pelo contato com ambientes e objetos contaminados.
Todos os cachorros podem pegar cinomose, mas alguns têm chances maiores de desenvolver a doença, principalmente animais mais jovens (entre 3 e 6 meses de idade). Outros podem contrair o vírus CDV sem nunca manifestá-lo; no entanto, continuam sendo fonte de contaminação para cães e demais animais. Cinomose tem cura, mas o vírus tem alta taxa de mortalidade e pode deixar sérias sequelas.
fotos: divulgação/Comando Notícia