
Está aberta a Temporada 2025 de Concertos dos 29 Grupos Musicais do GURI. E no ano em que o programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, completa 30 anos, serão 174 apresentações em cerca de 100 municípios paulistas até dezembro. Todos com entrada gratuita.
Nos dias 26 e 31 de maio, é a vez da Orquestra Popular do GURI Indaiatuba fazer os primeiros concertos no ano – de um total de seis. Na segunda-feira (26), o grupo instrumental formado por alunas e alunos do GURI se apresenta às 10h, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba, pela programação Maio Musical. No sábado (31), mesmo horário, faz concerto no CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp, em Campinas. Ambos, com entrada gratuita e e com transmissão ao vivo no canal SouGURI do YouTube. A Orquestra Popular do GURI Indaiatuba tem o patrocínio Master de Toyota e a parceria da Prefeitura Municipal de Indaiatuba.
Sob a regência do maestro convidado Dô de Carvalho, músico de Jundiaí com formação em flauta e saxofone, a Orquestra interpreta obras dos mestres Dominguinhos (Lamento sertanejo), Hermeto Pascoal (Montreaux) e Pixinguinha (Cheguei), além de uma composição coletiva do grupo, da cantora Ana Malta (Amigo leal), da instrumentista Carol Panesi (Marés) e do cantor e compositor Pedro Henrique (Som).
Serviço
Orquestra Popular do GURI Indaiatuba
Concerto em Indaiatuba
26 de maio de 2025, segunda-feira, às 10h
Maio Cultural
Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba – SP
Concerto em Campinas
31 de maio de 2025, sábado, às 10h
CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp (Polo Campinas)
Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas – SP
Grupos Musicais do GURI
Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares. Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).
Orquestra Popular do GURI Indaiatuba
Formado por alunos e alunas dos cursos de madeiras, metais, percussão, guitarra, contrabaixo elétrico, cordas dedilhadas e piano, o grupo foi criado em 2023 com o objetivo oferecer contato com um repertório específico para esse tipo de formação. O Grupo de Música instrumental Brasileira do GURI de Indaiatuba é formado por alunos e alunas da região de Jundiaí, contemplando flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, eufônio, percussão, violão e contrabaixo acústico. Em 2023, recebeu a artista Carol Panesi (regência, piano, violino e trompete). Em 2024, subiu aos palcos sob a regência de Ricardo Zoyo.
Com informações: Assessoria de Imprensa | GURI -Luciano Pereira
Foto:Rodrigo Atique