CidadesIndaiatuba

Haoc chega ao limite de internações com 19 pacientes apresentando síndrome respiratória

O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) chegou ao preocupante número de 19 pacientes internados, excedendo o limite máximo que seria capaz de internar em condições normais. O boletim do hospital, divulgado agora pouco, informou que ocorreram seis novas internações nas últimas 24 horas. Com isso foi necessário, segundo a assessoria de imprensa, reservar imediatamente uma ala para acomodar os pacientes.

O Haoc reservou 10 leitos de enfermaria e 8 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), todos com equipamento para ventilação mecânica (quando há a necessidade de intubação, ou seja, respirador), portanto, 18. O boletim traz a informação de que são 6 pessoas intubadas e 13 respirando sem a ajuda de aparelhos, no total de 19. Caso haja novas internações, sem altas ou transferências, o hospital precisará reservar novas alas emergenciais para tratar os pacientes. Não houve mortes, altas ou transferências nas últimas 24 horas.

O Comando Notícia perguntou nas últimas semanas ao Hospital Santa Ignês sobre a capacidade de internações, mas não obteve respostas. A assessoria de imprensa do hospital particular informou que todos os dados seriam dados pela Secretaria Municipal de Saúde. Questionamos, então, a Prefeitura sobre a capacidade de internações no Hospital Dia, mas não obtivemos retorno. Há apenas dados sobre o Haoc até o momento. Indaiatuba tem 32 casos confirmados, 24 curados e quatro mortes por coronavírus. 88 exames aguardam resultado.

Leia o boletim completo do Haoc desta quarta (22).

“Seis novas internações ocorreram na última terça-feira (21) de pacientes que apresentam sintomas de síndrome respiratória. Por exceder o número de leitos de isolamento respiratório, foi necessário reservar, emergencialmente, uma ala para acomodar os pacientes.  

Relembrando, o HAOC inicialmente isolou uma área com 10 leitos de enfermaria e 8 de UTI, todos com equipamento para ventilação mecânica (quando há necessidade de intubação). De todos os pacientes internados, continua o número de quatro positivos para COVID-19. Para realizar o teste rápido, é necessário apresentar sintomas há pelo menos sete dias, entre outros requisitos protocolares. Também são enviadas amostras para análise do Instituto Adolfo Lutz.

Monitoramento diário de pacientes internados que apresentam sintomas de síndrome respiratória:

  • Ventilação Mecânica: 6
  • Ventilação Espontânea: 13
  • Positivos Internados: 4