CidadesIndaiatuba

Havan gera 127 empregos em Indaiatuba; recrutamento analisou 17 mil currículos

JOSEANE MIRANDA

A Havan inaugura sua megaloja em Indaiatuba no próximo sábado, dia 6, a partir das 10h. O empreendimento, erguido dentro do Polo Shopping, mantém a tradição da rede varejista com fachada em estilo da Casa Branca americana. São mais de 5 mil metros de construção e investimento de R$ 20 milhões. Confira as primeiras fotos internas das instalações.

O gerente da unidade Indaiatuba André conta ao Comando Notícia que a direção da gigante varejista, hoje presente em 18 estados brasileiros, estava ansiosa para instalar sua unidade na cidade. “A expectativa para abrir a unidade Indaiatuba é enorme. Estávamos para vir para cidade há muito tempo; é um estudo há mais de dois anos e a gente acabou tendo esta oportunidade. É um centro de pessoas fantástico vamos atingir cerca de 10 cidades vizinhas”, explica.

O anúncio da abertura da cidade levou a uma corrida por oportunidade de trabalho. Para a contratação de seus colaboradores a empresa analisou mais de 17 mil currículos. Cerca de 10 mil foram analisados através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Outras 7 mil pessoas enviaram currículos para o banco de currículos da própria loja. “A concorrência foi maior que vestibular”, afirma André. Os currículos continuam chegando no e-mail e na porta da loja.

Gerente da Havan Indaiatuba, André, durante entrevista ao vivo no sábado (30).

“Havan não paga só o salário paga participação nos lucros, vale alimentação e refeição ainda tem as nossas gincanas internas. Só de sorrir o funcionário ganha. Quem não sorri não ganha”, esclarece sobre as políticas da empresa. Durante o período de construção da unidade as empresas terceirizadas que atuaram na obra utilizaram cerca de 50% de mão de obra local. “Foram gerados entre 50 e 60 empregos indiretos”. Ao abrir as portas no próximo sábado a empresa contará com 127 colaboradores moradores na cidade, dois de Elias Fausto e Salto. Apenas os lideres vieram de outras unidades por política de promoção. 

Emprego após sete meses

Uma das 127 colaboradoras em Indaiatuba é Anne Caroline Pereira de Souza Figueiredo, de 25 anos. Ela trata a contratação pela loja ocorrida em fevereiro como um “milagre”. Enfrentando o desemprego por 7 meses ela sequer tinha sido chamada para entrevistas. A dica sobre a vaga na Havan foi dada por uma amiga. No mesmo dia em que entregou o currículo Anne Caroline fez entrevista e ficou sabendo que seria contratada.

“Eu sou uma pessoa que carrega tudo sorrindo. Eu acho que isso foi algo que chamou atenção na entrevista. Independente das dores do dia a dia, das aflições que o mundo está vivendo eu prefiro levar na alegria, no  sorriso. Eu acho que foi isso que chamou atenção”, fala emocionada. A notícia da contratação foi comemorada em casa com a mãe, os dois irmãos de 16 e 18 anos e a filha dela de 9 anos. Atualmente, apenas Anne trabalha com carteira assinada.

A mãe atua como diarista autônoma e os irmãos estão em busca de trabalho. A família paga aluguel. “Eu sempre corri atrás para manter a minha casa. Ter conseguido um registro em uma empresa tão grande foi fascinante porque por muito tempo eu tive que ir me virando; ajudava minha mãe a fazer faxina. A gente dividia o que ganhava no dia para conseguir fazer alguma coisa e os meus irmãos me ajudavam com a minha filha”, relata sobre o período difícil encerrado em fevereiro quando iniciou o trabalho na Havan. 

O gerente da Havan, André, e Anne, que estava desempregada há sete meses.

Sobre a expectativa com esta nova oportunidade ela diz que quer agarrar e iniciar esta trajetória se dedicando ao trabalho como operadora de caixa e comercial. “Para ser bem sincera eu nem sei te falar. Por que é um lugar onde todos falam que tem portas para todo mundo que você pode crescer, se desenvolver. Então, a palavra certa é que estou maravilhada. A gente tem trabalhado bastante, tem sido um desafio a cada dia. Para mim está sendo incrível”. 

E complementa falando da expectativa par a abertura da loja no sábado (6). “Estou muito feliz. Sinceramente Indaiatuba vai ter um impacto. Nunca vi um lugar tão organizado, tão bonito e tão completo. Acredito que vai ser um ponto positivo para a cidade”.

A loja. A Havan de Indaiatuba passará a oferecer um mix com mais de 100 mil itens nacionais e importados em diversos setores, como: cama/mesa/banho, eletro, eletrônicos, bazar, presentes, moda (feminina, masculina, infantil, fitness e praia), decoração e outros. A nova loja funcionará de segunda a sábado, domingos e feriados das 9h às 22h. O plano da marca é chegar a 200 megalojas até 2022. 

Fotos: Reginaldo Rodrigues/Comando Uno/Comando Notícia