Indaiatuba

Hoje é dia: República e Consciência Negra são destaques da semana

A semana entre os dias 15 e 21 de novembro é marcada pelo Dia Nacional da Consciência Negra, data que relembra a resistência do último dos líderes do Quilombo dos Palmares no Brasil. Zumbi foi executado em 20 de novembro de 1695 pelas forças do bandeirante português Domingos Jorge Velho. Já hoje (15) se destaca a queda da monarquia brasileira um ano após o fim da escravidão.

Em Indaiatuba não é feriado no dia 20. Em São Paulo, 15% dos municípios decretam feriado nesta data, o equivalente a 98 entre os 645.

 

Sai Monarquia, entra a República

A monarquia no Brasil durou desde antes da chegada da frota de Pedro Alvares Cabral, em 1500, até o dia 15 de novembro de 1889, quando se proclamou a República Brasileira. O então imperador Dom Pedro II foi destituído e exilado para o país de origem de seus antepassados.

Também chamado de golpe de Estado político-militar, a proclamação foi feita na Praça da Aclimação no Rio de Janeiro por um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano. O dia é Feriado Nacional desde 1949 e, neste ano, cai no domingo. Saiba mais na reportagem da TV Brasil produzida em 2019:

A astronomia e outras ciências se valem até hoje das três leis da mecânica celeste criada pelo alemão Johannes Kepler há mais de três séculos. O cientista morreu em 15 de novembro de 1630. A semana segue com outros acontecimentos que relembram eventos como a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Dia Internacional do Patrimônio Cultural.

O dia 19 de novembro é Dia Mundial do Banheiro desde 2001. À primeira vista, parece uma data engraçada, mas essa efeméride foi criada para conscientizar a importância das condições sanitárias na qualidade de vida das pessoas e melhorar a higiene e os serviços de saneamento pelo mundo. Conforme dados da Unicef publicados pela Agência Brasil, 40% da população mundial, ou 3 bilhões de pessoas, não têm lavatório com água e sabão em casa e quase três quartos das pessoas nos países menos desenvolvidos não têm instalações básicas para lavar as mãos em casa.

No Brasil, a Organização dos Advogados do Brasil (OAB) completa 90 anos de existência no dia 18. O calendário também traz o dia da Bandeira e do Conselho Tutelar. Há destaque para os nascimentos de dois expoentes da escrita brasileira. Primeiro, Rachel de Queiroz, primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, nascida em 17 de novembro de 1910. A outra personalidade é o paraibano Leandro Gomes de Barros, que nasceu no dia 19 de novembro de 1865. O poeta é considerado o primeiro escritor brasileiro de literatura de Cordel, tendo escrito cerca de 240 obras. Em sua homenagem, criou-se o dia Dia Nacional do Cordelista no dia 19 de novembro.

 

 

Foto: divulgação