Cidades

Hospital de SP confirma dois recém-nascidos com coronavírus

Dois recém-nascidos foram diagnosticados com Covid-19 no Hospital e Maternidade Santa Joana, na Zona Sul de São Paulo. Um dos bebês teve sintomas da doença e está isolado e internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. O outro, por estar assintomático, teve alta hospitalar. As informações acima foram confirmadas nesta terça-feira (7) pela assessoria de imprensa do Santa Joana, que atende planos particulares e convênios médicos. Ela não informa, no entanto, como os recém-nascidos adquiriam a doença.

De acordo com a nota da entidade, gestantes que passaram pelo hospital e testaram positivo para coronavírus estão em isolamento domiciliar. O comunicado não informa a quantidade de mulheres. Apesar disso, o Santa Joana alega que os casos de coronavírus identificados na instituição estão “dentro da expectativa” por ser uma “maternidade de grande porte” e ter “estrutura para receber também casos de gestação de alta complexidade”.

Ainda segundo a comunicação do Santa Joana, uma mulher com 8 meses de gestação deu entrada no hospital com problemas respiratórios. O parto teve de ser antecipado, mas o bebê morreu devido à gravidade do seu estado de saúde, informou a maternidade. O hospital também não respondeu à reportagem se a mulher que perdeu o bebê está com Covid-19, se acabou internada ou foi para sua residência.

Segundo o Santa Joana, uma equipe multidisciplinar do hospital diagnosticou o primeiro caso de coronavírus em recém-nascido depois de ele ter apresentado problemas gastrointestinais. Como o bebê com Covid-19 estava na UTI Neonatal com mais três recém-nascidos, no mesmo ambiente, todos foram submetidos a testes para detectar a doença. Em dois deles o resultado foi negativo. Mas em outro, o exame deu positivo para coronavírus.

Como o segundo bebê diagnosticado com Covid-19 não apresentou sintomas, ele recebeu alta médica e deixou o hospital no último sábado (4). A maternidade não confirma, porém, se esse recém-nascido liberado foi contaminado pelo outro, que está na UTI.

foto: Google Maps