Idosa restaura brinquedos quebrados e doa para crianças no Natal há 17 anos no interior de SP: ‘Isso é minha saúde’

A primeira boneca da infância de Maria Martinho, de 78 anos, era um sabugo de milho. Hoje, a moradora de Cabreúva (SP) usa a criatividade e recursos que consegue com a venda de latinhas de alumínio para transformar lixo em brinquedos novos que são doados para crianças carentes no Natal.
O trabalho de restauração é feito há 17 anos e também conta com a ajuda do marido, José Martinho. Em todo mês de março, eles já começam a separar as peças e materiais que serão usados. Na casa onde mora o casal há um espaço reservado apenas para arrumar os brinquedos.
Em entrevista a reportagem , Maria relata que começou esse trabalho em Santo André (SP), quando ingressou na Pastoral da Criança. Em Cabreúva, ela e o marido restauram brinquedos há 12 anos.
“Neste ano teve bastante, não contei. Só de boneca acho que tinha umas 150. Tem cinco igrejas que pegam os brinquedos e fazem as entregas. Doamos para um orfanato também. Várias pessoas trazem brinquedos aqui e ajudam com as latinhas”, explica Maria.
Com uma máquina de costura, Maria confecciona as roupas das bonecas e faz reparos em brinquedos que estão sem as partes do corpo. De forma cuidadosa e delicada, ela retira manchas de tinta e arruma os cabelos, deixando tudo como novo. Já José arruma os carrinhos quebrados que recebe.
Para Maria, a paciência e amor são essenciais para desenvolver o trabalho, algo que faz bem para a mente e o coração.
“Isso é minha saúde, distrai a mente, é muito bom. Tem muita coisa para fazer se quiser ajudar os outros. É só querer e eu quero continuar fazendo isso até quando Deus permitir.”
O casal recebe de moradores doações de materiais que ajudam na restauração. Além dos brinquedos, eles também montam sacos com doces e pipoca para as crianças no Natal.
“Fiz 200 saquinhos de doces este ano com bombom, pipoca, bastante doce para ser entregue junto. Aprendi sozinha a restaurar boneca, ninguém me ensinou nada. Deixo bem limpinho e arrumadinho.”
Maria Martinho restaura brinquedos há 17 anos em Cabreúva — Foto: Prefeitura de Cabreúva/Divulgação