INDAIATUBA – A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de maus-tratos no Jardim Europa na tarde de terça-feira (10). Os agentes de segurança foram chamados por uma briga entre irmãos, mas chegando no local ouviram os gritos de socorro de uma idosa de mais de 80 anos que relatou sofrer maus-tratos. A senhora foi levada ao Pronto Socorro do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) pelo Corpo de Bombeiros e a ocorrência foi registrada.
De acordo com o que contaram o cabo Davelli e o soldado Jaques, que atenderam a ocorrência, ao Comando Notícia, quando chegaram no local um rapaz da residência disse não ter chamado a polícia, mas ouviram o grito de ajuda da mulher. Ela disse que o rapaz que atendeu a porta era neto dela e chamava pelo irmão dele que é, segundo contou, o único que cuidava realmente dela. Eles contaram com a ajuda de outros policiais para entrar na casa e constatar as condições precárias.
Estatuto do Idoso
Conforme o Estatuto do Idoso, todos tem o dever de zelar pela dignidade da pessoa idosa colocando-a a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, vexatório ou constrangedor. Porém, quando a violência ocorre dentro de casa, o poder público só consegue agir se informado da ocorrência da violação de direito.
Em caso de suspeita de negligência, maus-tratos ou qualquer outra violência, a pessoa idosa ou seus amigos e familiares podem realizar denúncias através dos telefones 181 (disk-denúncia), 153 (Guarda) e 190 (Polícia Militar).
foto: divulgação/PM