Cidades

Idoso de 102 anos comemora renovação da CNH no interior de SP: ‘Gosto de dirigir’

Antonio Genz Parize, de 102 anos, é o mais velho morador de Avaré (SP) habilitado. O idoso comemorou nesta semana a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Algo tão comum para todo motorista, mas que para ele é uma conquista.

“Fiquei fekiz. E gosto [, sem dúvida, gosto muito de dirigir. Uso o carro todo dia para ir á ginástica, n centro, depois vou ao banco, na feira, depois ando pela cidade e guardo o carro”, conta o idoso.

Vacinado contra a Covid, na quinta-feira (13) ele saiu da rotina e dirigiu o carro até o Poupatempo da cidade. A renovação da CNH pode ser feita online, mas no caso dele precisa ser presencialmente.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, depois dos 65 anos, a renovação é feita de três em três anos, ou conforme a determinação médica. No caso de Antônio, a CNH vale até maio de 2022, quando o motorista deve fazer outro exame para mostrar que ainda pode dirigir.

O idoso, que tirou a primeira habilitação aos 47 anos, conta que está apto a pilotar moto também. Antônio diz que não sabe muito bem porquê demorou para tirar a carta, mas de uma coisa tem certeza: não pretende parar de dirigir tão cedo.

“Pra largar de dirigir vai ser difícil. Eu dirijo todo dia. Devagar. tomo cuidado, principalmente com as motos”, conta.

Aliás, o antigo Santana vinho é seu xodó. “Não quero vender não. Ainda mais agora, mandei dar uma revisão no motor, está ótimo. É grande, macio, confortável e fácil de dirigir. Os carros de hoje não são como ele”.

A Maria Lucia Soares da Silva, de 64 anos, que cuida do seu Antônio, conta que ele realmente tem um apego ao carro e que raramente deixa alguém dirigi-lo.

“Só quando ele não está muito bom, tem um amigo que pega o carro e leva ele onde precisa, mas ele não deixa não, gosta de sair sozinho e fazer as coisinhas dele. E ele também cuida do carro, quando chove, ele seca, sempre leva para fazer a manutenção, encera. É o xodó dele”, conta Maria Lucia.

Com informações: G1 Itapetininga e região

Foto: Foto: Divulgação/Detran Avaré