Um projeto em tramitação na Alesp cria a Central de Apoio ao Idoso. O serviço telefônico terá como objetivo minimizar a solidão na terceira idade, buscando diminuir a incidência da depressão e as doenças ligadas ao isolamento durante a velhice.
O Projeto de Lei 166/2017 prevê que o atendimento seja realizado por um psicólogo, já que “a solidão tem impacto na saúde mental”, diz o autor da medida. Ele explicou que a solidão atua de forma similar ao estresse crônico, e pode provocar resposta negativa dos sistemas endócrino e imunitário.
No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14% da população é composta por idosos. Até 2040, esse número deverá corresponder a 29,3% da população.
Para a presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a medida é necessária, pois a expectativa de vida da população é cada vez mais alta. “Precisamos de um atendimento no setor público bem específico para as pessoas acima de 60 anos”, afirmou.
A proposta recebeu parecer favorável da CCJR e segue para deliberação pelas comissões de Direitos Humanos e de Finanças, Orçamento e Planejamento, para depois ser apreciada em Plenário.
foto: divulgação