Imagens ampliadas 200 mil vezes mostram a ação do coronavírus na célula; veja fotos – Comando Notícia
Indaiatuba

Imagens ampliadas 200 mil vezes mostram a ação do coronavírus na célula; veja fotos

Covid2

Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), conseguiram ampliar imagens microscópicas de alta resolução 200 mil vezes e registrar os efeitos do Sars CoV-2 nas células.

  • Museu da água

As fotografias mostram prolongamentos da membrana, os filopódios, que formam conexões intercelulares. Esse processo, de acordo com os pesquisadores, pode ser uma das estratégias do vírus para disseminar a infecção e causar a Covid-19.

Os prolongamentos de membrana participam do processo de liberação das partículas virais que se replicam no interior das células infectadas. Além disso, promovem comunicação intercelular, que acreditamos estar relacionada com a transferência de partículas virais para as células adjacentes, maximizando, assim, o processo de infecção”, disse a pesquisadora Debora Ferreira Barreto Vieira, do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral do IOC, coordenadora da pesquisa.

 

Situação Epidemiológica de Indaiatuba (dados de 01/10)

Na data de hoje foram acrescentadas 284 notificações, e outros 41 casos positivos de Covid-19, além disso, foram descartados 179 suspeitos. Sendo assim, Indaiatuba soma 33.945 notificações; 7.082 confirmados, sendo que 207 evoluíram a óbito; 6.848 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar e 27 confirmados continuam internados. Ainda há outros 515 casos suspeitos aguardando resultado.

Atualmente há 22 pessoas internadas em leito clínico e 14 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 35% para o Haoc e 33% para o Hospital Santa Ignês, referente aos leitos de UTI para o Haoc é de 42% e para o Hospital Santa Ignês 33%.

 

 

Foto: divulgação.