Indaiatuba

Imagens ampliadas 200 mil vezes mostram a ação do coronavírus na célula; veja fotos

Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), conseguiram ampliar imagens microscópicas de alta resolução 200 mil vezes e registrar os efeitos do Sars CoV-2 nas células.

As fotografias mostram prolongamentos da membrana, os filopódios, que formam conexões intercelulares. Esse processo, de acordo com os pesquisadores, pode ser uma das estratégias do vírus para disseminar a infecção e causar a Covid-19.

Os prolongamentos de membrana participam do processo de liberação das partículas virais que se replicam no interior das células infectadas. Além disso, promovem comunicação intercelular, que acreditamos estar relacionada com a transferência de partículas virais para as células adjacentes, maximizando, assim, o processo de infecção”, disse a pesquisadora Debora Ferreira Barreto Vieira, do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral do IOC, coordenadora da pesquisa.

 

Situação Epidemiológica de Indaiatuba (dados de 01/10)

Na data de hoje foram acrescentadas 284 notificações, e outros 41 casos positivos de Covid-19, além disso, foram descartados 179 suspeitos. Sendo assim, Indaiatuba soma 33.945 notificações; 7.082 confirmados, sendo que 207 evoluíram a óbito; 6.848 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar e 27 confirmados continuam internados. Ainda há outros 515 casos suspeitos aguardando resultado.

Atualmente há 22 pessoas internadas em leito clínico e 14 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 35% para o Haoc e 33% para o Hospital Santa Ignês, referente aos leitos de UTI para o Haoc é de 42% e para o Hospital Santa Ignês 33%.

 

 

Foto: divulgação.