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Impasse de responsabilidade “trava” ponte antiga do Distrito Industrial

HUGO ANTONELI JUNIOR

Não se sabe o dia ou a hora, mas uma coisa é certa, a antiga ponte do Distrito Industrial, em Indaiatuba (SP), vai travar por causa de algum caminhão que não consegue fazer a curva. A situação é rotineira e deve se estender enquanto o impasse de responsabilidades permanecer. A Prefeitura diz que o trecho é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (Der). Por sua vez, o departamento estadual afirma que o reparo (ou sinalização) não depende de autorização.

A sugestão mais recorrente de motoristas que sugeriram a pauta ao Comando Notícia é que se informe, via placas, na rua Eduardo Borsari, que dependendo do tamanho, os caminhões não conseguem o ângulo para fazer a curva. A maioria dos que tem o veículo “travado” no local é de fora da cidade. Os problemas com o travamento da via refletem em todo o fluxo no Distrito Industrial. O Departamento Municipal de Trânsito não informou quantas solicitações já foram feitas no local para destravamento.

Ponte liga a Eduardo Borsari à Jacob Lyra.

A Prefeitura, via assessoria de imprensa, informou que “quando um trecho é de responsabilidade do DER ou da Colinas, o município não pode fazer qualquer intervenção sem a autorização. Sobre o DER, o município encaminhou ofício relatando os problemas no local e pedindo melhorias em janeiro do ano passado. Como não obteve um retorno, reforçou a solicitação em março deste ano.”

A assessoria de imprensa do Der, por sua vez, enviou nota. “O Departamento de Estradas de Rodagem informa que o mencionado viaduto integra a malha viária municipal, sendo administrado pela Prefeitura. Sobre o mencionado reparo, não depende de autorização do Der.”

A Prefeitura, então, disse que “segundo informou a Secretaria de Obras e Vias Públicas, não temos nada oficializado sobre essa transferência de responsabilidade. Hoje, o que temos é que o trecho da SP-073 sob a responsabilidade do município é da avenida Presidente Vargas a Francisco de Paula Leite, até a divisa com a SP-075. A ponte em questão não está incluída. A manutenção básica com a operação tapa buracos é feita por respeito aos munícipes que utilizam essa via, mas alterações maiores é de responsabilidade do Der.”

Enquanto as responsabilidades seguem travadas, a torcida é para que os travamentos parem por aí e que o fluxo na via siga livre.

fotos: Reginaldo Rodrigues/Comando Uno/Comando Notícia