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Inaugurada a “ponte da esperança” em Hortolândia

com informações do G1 Campinas

Com a estrutura principal pronta desde 2014 e sem uso nenhum, a ponte estaiada de Hortolândia (SP) orçada em R$ 80 milhões foi oficialmente inaugurada nesta quinta-feira (30), sete anos depois do início das obras. A estrutura liga as regiões leste e oeste e foi construída para desafogar o trânsito na Avenida da Emancipação, às margens da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre (SP-101).

Em abril, a Secretaria de Mobilidade Urbana contou 525 mil veículos entrando na cidade pela Emancipação. No sentido inverso, 533 mil acessaram a SP-101 pela avenida, um dos gargalos no trânsito da cidade. A ponte estaiada deve aliviar em 30% o tráfego no trevo da empresa EMS, uma das principais entradas da cidade de quem chega pela SP-101.

A ponte, que recebeu o nome oficial de Ponte da Esperança, faz parte do Corredor Metropolitano Noroeste, interligando Americana (SP) até Campinas (SP). Em 2018, o estado chegou a informar que o local seria liberado ao tráfego em julho de 2018.

O início das obras foi em 2012 com custo estimado em R$ 77 milhões. Dois anos depois, a estrutura ficou pronta. São 700 metros, sendo 180 estaiados- 90 de cada lado- e 16,9 metros de largura. Apesar de pronta, não cumpriu a missão de interligar as regiões leste e oeste.

Ônibus

Também foram entregues 50 ônibus novos, que atenderão os 110 mil passageiros que utilizam, diariamente, ônibus de linhas intermunicipais de Hortolândia, Sumaré, Paulínia e Valinhos.

Também foi inaugurada, em Hortolândia, a Ponte da Esperança (Estaiada), que liga as regiões Leste (Jd. Novo ngulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade. Implantada pela Prefeitura do município, a estrutura faz parte do traçado do Corredor Biléo Soares, construído pela EMTU/SP.

Do tipo convencional, os ônibus têm capacidade para transportar 76 passageiros cada (34 sentados e 42 em pé). Do ponto de vista ambiental, o seu motor diesel Euro V possui a tecnologia mais moderna. Adquiridos pelo Consórcio Bus+, os ônibus vão substituir parte da frota dos 323 coletivos que operam nas 123 linhas que interligam os quatro municípios. Isso representa 70% da demanda total da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Os veículos são os primeiros de um total de 140 ônibus zero quilômetro a serem entregues até agosto de 2019. Quando todos estiverem em operação, a idade média da frota intermunicipal na RMC baixará de 7 anos para 4,2 anos, conforme prevê o contrato de concessão. O investimento total do consórcio é de R$ 58 milhões.

fotos: Luiz Granzotto/Prefeitura de Campinas