PolíciaSalto

Incêndio de grandes proporções mobiliza brigadistas de quatro cidades

Na segunda-feira (28) aconteceu um incêndio de grande proporção na divisa de Salto-Itu, SP-300/SP-79. Para conter as chamas foi necessário realizar uma força-tarefa com apoio da Defesa Civil de Salto, Itu, Cabreúva, do Corpo de Bombeiros de Salto, Itu e Sorocaba, Plano Auxílio Mútuo (PAM), Fazenda e Granja Itaúna, Brigada do Camping Cabreúva, Brigada da Fazenda do Chocolate, Brigada Multitoras Madeiras, Brigada Fonte Primavera que trabalhou no abastecimento das viaturas. O incêndio foi controlado por volta das 21h e não houve vítimas. Nos últimos dias, 04 incêndios de grandes proporções foram registrados.

A Defesa Civil de Salto tem trabalhado intensamente neste período de estiagem em que ocorrem as queimadas.

As Secretarias de Ação Social e Cidadania, Meio Ambiente, Educação e Saúde, trabalham em apoio na conscientização da população para evitar os acidentes com fogo e atividades como rodas de conversa e palestras acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nas unidades educacionais e outros espaços municipais, além de panfletagem para famílias atendidas pelas equipes Estratégia Saúde da Família.

É necessário alertar a população sobre a prática ilegal de atear fogo em terrenos buscando a limpeza de forma incorreta e denunciar caso presencie essa prática. As queimadas afetam a saúde pública, pois com o ar seco e o excesso de fumaça muitas pessoas com problemas respiratórios são prejudicadas.

Em Salto, as queimadas são proibidas de acordo com a Lei Municipal nº 3480/2015, que prevê advertência e multa aos infratores. Em caso de denúncia, a população deve entrar em contato pelos telefones: 199, 153, 193 ou 4602 4880. A Defesa Civil notifica a Secretaria de Meio Ambiente sobre as ocorrências de incêndio, para que as medidas legais possam ser tomadas.

foto: Prefeitura de Salto