CidadesIndaiatuba

Indaiatuba cai 15 posições, mas está entre as 30 melhores cidades para se investir no Brasil

HUGO ANTONELI JUNIOR

No ano passado, Indaiatuba alcançou o posto de 14ª melhor cidade para se investir no País, mas no ranking deste ano, a cidade caiu 15 posições e agora ocupa a 29ª posição entre as 100 melhores. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a cidade é a terceira melhor, atrás de Campinas (nono lugar no geral) e Paulínia (décimo).

Indaiatuba destacou-se principalmente na área de Desenvolvimento Econômico, onde obteve a 3ª colocação do País. Valinhos foi classificada na 47ª posição e o maior destaque foi na área de Desenvolvimento Social, pois foi considerada a melhor cidade do País neste quesito. Valinhos foi também a 15ª cidade do País em Infraestrutura.

Desde 2015 Indaiatuba figura entre 12 30 melhores, quando foi a de número 19. Em 2016 a cidade ficou em 13ª. Em 2017, Indaiatuba figurou na mesma posição deste ano, 29ª e no ano passado foi a 14ª. As três melhores cidades deste ano: São Caetano do Sul, Vitória (ES) e São Paulo. O ranking é baseado em um estudo da Urban Systems produzido para a revista Exame.

Ranking

O ranking das melhores cidades para fazer negócios é um estudo produzido anualmente focado em regiões do País com maior oportunidade de crescimento. Apresenta o resultado das melhores cidades onde se investir, considerando fatores sociodemográficos, econômicos, financeiros, de transporte, infraestrutura e serviços. A pesquisa traz ainda um recorte dos municípios em quatro principais eixos, importantes para o desenvolvimento de negócios, com a junção de indicadores do estudo principal, acrescido de novos indicadores.

Os eixos são: desenvolvimento econômico (maturidade e crescimento da cidade), capital humano (relativo a qualificação profissional e formação de mão de obra), desenvolvimento social (reflexo social do desenvolvimento da cidade) e infraestrutura (básica para o desenvolvimento de negócios).

foto: arquivo/Comando Notícia