CidadesIndaiatuba

Indaiatuba chega a 82 casos suspeitos, três descartados; Brasil tem 1.891 com 34 mortes

por HUGO ANTONELI JUNIOR

Indaiatuba (SP) está com 82 casos suspeitos de coronavírus nesta segunda-feira (23) na atualização de 18h03 da Prefeitura. Três destes casos estão descartados e 79 estão sob investigação, assim como uma morte. O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) divulgou que tem sete internações, cinco delas com pacientes isolados.

Brasil. O total de casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) subiu para 1.891 nesta segunda-feira (23), segundo balanço do Ministério da Saúde. O número de mortes também aumentou para 34 mortes. O novo número de casos representa um aumento de 22% em relação aos 1.546 casos anunciados até domingo (22). No caso das mortes, o crescimento foi de 36%. Entre os pacientes que morreram em consequência da doença Covid-19, 30 estavam no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.

São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde registrou um total de 30 óbitos relacionados a COVID-19 nesta segunda-feira (23). Todos ocorreram na cidade de São Paulo. Dos oito novos óbitos confirmados desde ontem, seis são homens (33, 68, 75, 76, 77, 78 anos) e duas mulheres (80 e 88 anos). O jovem tinha comorbidades, condição que, assim como no caso dos idosos, configura grupo de risco. Entre o total de mortes registradas até o momento, 27 ocorreram em hospitais privados e três em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde). O Estado também registra 745 casos confirmados.

O médico infectologista David Uip, 67 anos, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus do governo do estado de São Paulo, testou positivo para o novo coronavírus nesta segunda-feira (23). Com o resultado do exame, ele ficará em isolamento domiciliar pelos próximos 14 dias. “Acabo de saber que meu exame deu positivo. Estou bem, febre baixa, tosse e repouso. Ficarei em quarentena por 14 dias. Espero voltar rápido as minhas atividades. Agradeço a solidariedade. Obrigado”, disse Uip em vídeo. Depois, o governador João Doria (PSDB) afirmou que fez o teste e, assim que tiver o resultado, divulgará.

Itália. A Itália superou nesta segunda-feira (23) a marca de 6 mil mortos pela Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. Ao todo, são 6.077 mortos pela doença, um aumento de 602 casos nas últimas 24 horas, segundo a agência de notícias EFE. A Itália é o país com maior número de casos na Europa e já superou as mortes registradas na China.

O número de contágios também está aumentando no país. São 50.418 pessoas infectadas pelo vírus, 4.289 a mais do que o registrado no domingo (22). Na Espanha, segundo país a ter o maior número de casos na Europa, o contágio de médicos está aumentando –são cerca de 4 mil com coronavírus, disseram autoridades na segunda-feira (23). Em Madri, a cidade que luta contra a maior carga de vírus da Espanha, a funerária municipal anunciou que interromperá a coleta de corpos a partir de terça-feira (24) devido à escassez de equipamentos. Casas funerárias privadas estão operando na capital.

Mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta segunda que nos últimos 4 dias os novos casos de coronavírus subiu em 100 mil, levando o total de pessoas infectadas a mais de 300 mil em quase todos os países do mundo. “A pandemia está acelerando”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, informando que o vírus está em circulação em”quase todos os países do globo terrestre.” Para comparar a velocidade que a pandemia ganhou nos últimos dias, a OMS informou que o número de casos de Covid-19 atingiu a marca de 100 mil em 67 dias – mas levou apenas 11 dias para dobrar e atingir 200 mil casos e outros quatro dias para chegar a 300 mil casos.