CidadesIndaiatuba

Indaiatuba chega a 89 casos suspeitos de coronavírus; Brasil tem 2.201, com 46 mortes

por HUGO ANTONELI JUNIOR

Indaiatuba (SP) tem 89 casos suspeitos de coronavírus, informou a Prefeitura às 18h57 desta terça-feira (24). Destes, três estão descartados. Não há nenhum confirmado. Há duas mortes sob suspeita. No Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) há quatro pessoas internadas com síndromes respiratórias, ou seja, com suspeita de coronavírus, sendo que duas estão entubadas e duas estão isoladas. 

Salto. A Prefeitura de Salto, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica/ Secretaria de Saúde, informa que no município há 28 casos suspeitos de Covid-19 em investigação. Os casos estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. Foram realizadas ao todo 31 notificações sendo:  17 mulheres e 14 homens. Dessas, 13 notificações pela rede privada; 9 pelas Unidades Básicas de Saúde e 9 Pelo Hospital Municipal. Das 31 notificações, 3 casos apresentaram resultado negativo. Os demais estão em investigação, aguardando resultado de exame pelo Instituto Adolfo Lutz.

Estado de São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde registrou um total de 40 óbitos relacionados a COVID-19 nesta terça-feira (24). Todos ocorreram na Grande São Paulo. Dos dez novos óbitos confirmados desde ontem, seis são homens (71, 75, 79, 80, 89 e 93 anos) e quatro mulheres (48, 65, 84 e 85).

A mulher de 48 anos, tinha comorbidades e era de Vargem Grande Paulista. As outras cidades da Grande São Paulo com registro de óbitos foram Guarulhos (mulher, 85 anos), Taboão da Serra (mulher, 84) e Osasco (homem, 79). Pessoas com comorbidades e idosos configuram configura grupo de risco. Entre o total de mortes registradas até o momento, 37 ocorreram em hospitais privados e três em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde). O Estado também registra 810 casos confirmados.

Brasil. O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta terça-feira (24) seu mais recente balanço dos casos de coronavírus Sars-Cov-2, vírus responsável pela doença Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, a atual taxa de letalidade da doença no país é de 2,1%, com base nos dados registrados até 16h desta terça-feira. Os principais dados são:

  • 46 mortes, eram 34 na segunda-feira
  • 2.201 casos confirmados
  • São Paulo tem 810 casos e 40 mortes
  • Rio de Janeiro tem 305 casos e 6 mortes

Mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira (24) que percebe uma “aceleração muito grande” em número de casos de coronavírus nos Estados Unidos, o que representa potencial para o país se tornar o novo epicentro da epidemia, informou a agência Reuters.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira (24) que está vendo “aceleração muito grande” em número de casos de coronavírus nos Estados Unidos, o que representa potencial para o país se tornar o novo epicentro da epidemia, informou a agência Reuters. 

Questionada sobre essa possibilidade, a porta-voz da OMS, Margaret Harris, disse aos repórteres: “Estamos vendo aceleração muito grande nos casos dos EUA. Então há potencial.” Os EUA registraram até o momento um total de 44.183 casos de Covid-19 e ao menos 544 mortes, segundo o balanço mais recente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Nesta segunda-feira (23), o diretor-geral da OMS alertou para o crescimento da pandemia no mundo.

A Índia vai começar o maior isolamento de população do mundo, anunciou o primeiro-ministro Narendra Modi em uma transmissão pela TV nesta terça-feira (24). Ele pediu para que a população de 1,3 bilhão de pessoas fique em casa ou arrisque se infectar pelo Sars-Cov-2, o novo coronavírus. Modi prometeu direcionar US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,16 bilhões) para o sistema de saúde do país.

Com essa medida, cerca de um quinto da população do mundo está em isolamento. Há 469 casos ativos de Covid-19 na Índia, além de 10 mortes. As autoridades insistiram que não há evidência de transmissões domésticas, mas conduziram poucos testes para checar a presença da doença na população. Os trabalhadores de hospitais, polícia e imprensa estão isentos das regras de isolamento, e mercados de comida e farmácia permanecerão abertos.

foto: divulgação