Cidades

Indaiatuba continua sem vacina pentavalente

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta sexta-feira (12) que Indaiatuba (SP) continua sem a vacina pentavalente. A orientação é para os pais ou responsáveis que precisam vacinar as crianças com a pentavalente procurem a Unidade de Saúde de referência para deixar os dados pessoais e assim que a entrega pelo Estado for normalizada as equipes de saúde entrarão em contato para agendar a vacinação.

O Ministério da Saúde destacou que esteve reunido com a Organização Panamericana de Saúde – OPAS para definição de novas entregas ao Brasil, visando manter a regularidade dos estoques nacionais e ofertar a vacina em tempo hábil à população.

A Secretaria recebeu nesta semana um Ofício Circular do Ministério da Saúde com informação de que o lote da vacina pentavalente adquirida do laboratório Biological E. Limeted, apresentou resultado de análise insatisfatório pelo INCQA (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), causando desabastecimento deste insumo em todo o país.

A vacina pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, a bactéria haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta) e hepatite B. As crianças devem tomar três doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade.

foto: divulgação