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Indaiatuba contrata empresa para informatizar e melhorar a gestão da Assistência Social

O sistema ajudará na gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social e em toda a rede de proteção socioassistencial do município.

A Prefeitura de Indaiatuba (SP) anunciou um passo significativo em direção à eficiência e modernização na gestão de serviços sociais. Com o intuito de informatizar as unidades de atendimento ao cidadão e facilitar a concessão de benefícios, a Prefeitura lançou um edital convidando empresas de todo o país a apresentarem soluções para a gestão da Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos.

A Licitação Eletrônica aconteceu no dia 14/12/2023 às 09:00 horas, e a empresa vencedora foi a Portábilis, que conta com mais de 10 anos de experiência em parcerias com governos municipais e presta serviços para mais de 130 municípios em todo o território nacional.
O sistema a ser implementado, conhecido como Portábilis SAS, será incorporado na Secretaria Municipal de Assistência Social e em toda a rede de proteção socioassistencial do município. Com a introdução desse novo sistema, a expectativa é que haja uma integração entre toda a rede e que diversos processos sejam simplificados como o levantamento de dados para a vigilância e para prestação de contas aos órgãos municipais.

Isso permitirá que a Secretaria tome decisões mais assertivas por meio dos relatórios e dados apresentados pelo sistema e mantenha o acompanhamento de perto com as famílias em situação de vulnerabilidade.

Segundo o Doroth de Assis Schmidt Doi, Assistente Social e técnica da Vigilância Socioassistencial, os servidores encontram muitas dificuldades nos processos e fornecimento de dados concretos: “O CREAS até hoje possui prontuários físicos, o que dificulta os processos de trabalhos. A produção da informação é bastante complexa. Atualmente, os CRAS utilizam um sistema bastante simples, gerando poucas informações estratégicas.”.

No entanto, a perspectiva é de significativa melhoria com a implementação do novo sistema. De acordo com ela, as expectativas é que com o novo sistema os servidores possuam “[…] acesso à informação de forma mais qualificada. Prontuários integrados, e RMA (Registro Mensal de Atendimentos) sendo gerado de forma mais rápida pelo sistema, e de forma fidedigna”.

Os treinamentos para os servidores serão realizados para capacitá-los a incorporar essas práticas no dia a dia e garantir que possam aproveitar ao máximo as funcionalidades. Além disso, os gestores poderão contar com uma equipe de suporte para sanar as dúvidas na utilização da ferramenta.
A previsão é que cerca de 50 servidores sejam capacitados, e o sistema comece a ser utilizado a partir de março de 2024.

Com informações: Assessoria Portábilis 

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira/PMI