com informações do G1 Campinas
O número de contratações de profissionais para cargos no comércio varejista alimentar da Região Metropolitana de Campinas (RMC) aumentou 31,3% em outubro, por conta das contratações de temporários para as festas de fim de ano. O levantamento foi feito pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), para o portal de notícias G1, da TV Globo.
Foram 658 vagas preenchidas em supermercados, hipermercados e hortifrútis no mês, com destaque para Indaiatuba (SP), na região de Campinas, que contratou 238 pessoas; e Santa Bárbara d’Oeste (SP), na região de Piracicaba (SP), com 65 postos de trabalho ocupados. No estado de São Paulo, Indaiatuba só ficou atrás da capital paulista, que registrou 612 contratações. Dos 20 municípios da RMC, quatro cidades registraram queda nas contratações em outubro e duas não abriram vagas.
A geração de vagas se estendeu ainda para novembro e início de dezembro. Segundo a Apas, a previsão é que o último trimestre de 2019 some cerca de 1.160 vagas para pessoas de cargos diversos, como: repositor de mercadorias, operador de caixa, embalador, vendedor, atendente de lojas, mercados e promotor de vendas especializado. A expectativa é que 10% dos temporários contratados pelos supermercadistas sejam efetivados no início de 2020 na RMC.
Em todo o estado de São Paulo, a projeção é de oito mil contratações temporárias para o período de festas, com retenção de cerca de 5% em janeiro.
foto: divulgação