CidadesIndaiatubasaúde

Indaiatuba é a única cidade entre as maiores da região a bater a meta de vacinação contra poliomielite

No município 95,7% do público alvo já foi imunizado

Indaiatuba atingiu a meta de vacinação contra poliomielite. Entre as 10 maiores cidades da região, foi a única a ultrapassar a marca dos 95% estipulados pelo Ministério da Saúde. Agora, a Secretaria Municipal de Saúde continua com a vacinação da pólio em todas as unidades básicas para crianças até 5 anos de idade.

Ao todo, 12.569 crianças foram vacinadas desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite em Indaiatuba. Isso corresponde a uma cobertura de 95,7%, número acima da meta estipulada pelo Governo Federal, que colocou o município como a única cidade, entre as maiores da região, a alcançar o objetivo de imunização contra pólio. No ranking, Piracicaba é a segunda com uma cobertura de 80,3%, seguida por Hortolândia 67,7%, Santa Bárbara d’Oeste 66,5%, Americana 66,5%, Limeira 65,9%, Campinas 63%, Valinhos 51,8% e Sumaré 47,4%.

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar, comemorou o resultado e fez um alerta aos pais. “A poliomielite acabou no Brasil no final dos anos 80. Este ano, por conta das baixas coberturas vacinais em todo o país, a doença tem um risco de voltar. Então precisamos nos atentar ao calendário de vacinas das crianças, para que nenhuma fique desprotegida de doenças que já foram erradicadas”, concluiu.

A secretária municipal de Saúde, Graziela Garcia, deu detalhes da estratégia que colocou Indaiatuba na primeira colocação no ranking da população mais vacinada conta pólio. “Além de estratégias de comunicação e marketing, fizemos uma busca ativa em todas as escolas públicas e particulares do município, pedimos para que a direção entrasse em contato com os pais para informar a necessidade de vacinação contra poliomielite. Obtivemos sucesso e a receptividade foi expressiva. Das 13.138 crianças aptas a receber o imunizante, conseguimos alcançar 12.569. Continuaremos o empenho agora para alcançar 100% do nosso público alvo”, finalizou Garcia.

A vacina contra poliomielite está disponível para crianças até 5 anos de idade em todas as unidades básicas do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Foto: Eliandro Figueira