Cidades

Indaiatuba está homologada para receber universidade que oferece curso de medicina

Indaiatuba deve receber nos próximos meses a Unifae – Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – que irá oferecer, inclusive, o curso de medicina. O anúncio foi realizado no Museu da Água pelo prefeito Nilson Gaspar (PMDB) e contou com as presenças do Secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, do Deputado Estadual, Rogério Nogueira (DEM), do Reitor da Universidade, Francisco de Assis Carvalho Arten, além de vereadores, representando o legislativo municipal, diretores de hospitais locais, entre outras autoridades.

A vinda de um campus da instituição de ensino para Indaiatuba foi homologada junto ao Governo do Estado após aprovação da proposta pela Câmara Técnica da Secretaria de Estado da Educação e pelo Conselho de Educação Estadual. A partir de agora, serão definidas questões práticas, como a localização, demais cursos que serão implantados no município e início das atividades, previsto para o segundo semestre de 2018.

O Secretário de Estado da Saúde, José Renato Nalini, disse a cidade tem todas as condições para sediar uma universidade, que tem uma proposta inovadora. “A Unifae tem uma proposta de atuação público/privado, que é criativa, audaciosa, e uma alternativa, principalmente para o momento de crise em que vivemos”, declarou.

Já o Deputado Estadual Rogério Nogueira ressaltou que a homologação foi o primeiro e mais importante passo. “A autorização, pelo Estado, para a vinda da universidade para a cidade, somente foi possível porque Indaiatuba é muito bem administrada, tem as contas públicas em dia, não tem dívidas, está entregando obras e cumprindo os compromissos assumidos. A população será a maior beneficiada dessa conquista”, elucidou.

705f0bb5-c59d-4149-9fa3-550d76970435 cópia

“Trata-se do modelo público/privado, no qual há o pagamento de mensalidade, mas também a oferta de bolsas de estudo para as pessoas com menor condição. É o mesmo aplicado por instituições de renome internacional. Em contrapartida oferecemos serviços gratuitos para a população, como por exemplo, atendimentos médicos e com psicológicos, sem onerar os cofres públicos”, explicou o reitor da Unifae, Francisco de Assis Carvalho Arten.

Fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia