Esporte

Indaiatuba fica em oitavo lugar nos Jogos Abertos do Interior

Indaiatuba encerrou sua participação nos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, com a melhor classificação da história da cidade na competição. Pela primeira vez terminou entre as 10 melhores cidades do Estado de São Paulo, ficando na 8ª colocação, competindo pela primeira divisão dos Jogos.

Na classificação parcial de municípios, Indaiatuba ocupa a 8ª colocação, com 84 pontos, entre os 128 municípios participantes da 1ª divisão. Os primeiros colocados são as cidades de São José dos Campos, com 208 pontos, São Bernardo do Campo, com 138, São José do Rio Preto, com 119 pontos, Mogi das Cruzes, (111 pontos), São Caetano do Sul (105 pontos), Santos (100 pontos) e Sorocaba (89 pontos), na sétima colocação, definindo os oito melhores colocados.

Cerca de 240 atletas de Indaiatuba foram inscritos em 12 modalidades na 81ª edição dos Jogos realizada pela primeira vez por meio de convênio entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e um grupo de municípios, no caso, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC formados pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, que sediaram as competições que aconteceram de 15 a 25 de novembro, com início das competições dia 16.

Cerca de 12 mil atletas de quase 200 cidades paulistas, configurando a maior competição deste segmento na América Latina, movimentaram a região do Grande ABC no torneio conhecido como “Olimpíada Caipira”. Foram 32 modalidades esportivas, duas divisões e luta por índice olímpico.

IMG-20171122-WA0036

Os atletas de Indaiatuba integram as equipes de competição da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura e conquistaram a chance de disputar os Jogos Abertos pela boa colocação nos 61º Jogos Regionais, realizados em Americana, em julho, quando o município conquistou a 1ª posição do quadro de medalhas, com 193 medalhas, sendo 104 ouros, 67 pratas e 22 bronzes, à frente de Campinas com 160 premiações.

Natação PCD

Nos Jogos Abertos de 2017, os esportes coletivos fizeram a diferença. Entre as melhores equipes classificadas, está a Natação PCD, que confirmou o favoritismo e conquistou o título de campeã no masculino e feminino. Este ano, foram 59 medalhas, sendo 29 de ouro, 23 de prata e 7 de bronze. No masculino, a equipe terminou com 288 pontos, a frente de Bragança Paulista com 162 pontos e São José do Rio Preto com 131 pontos. No feminino, a equipe conquistou 207 pontos, com São José dos Campos em segundo, com 108 pontos e Marília com 79 pontos, definindo o pódio.

Natação

Outro destaque da delegação indaiatubana foi a equipe de Natação. No masculino, a equipe trouxe para casa o troféu de vice-campeã, com 114 pontos, contra os 221 pontos da equipe de Santos. Na terceira colocação, ficou Bauru com 96 pontos. No feminino, o staff indaiatubano conquistou a 5ª colocação com 75 pontos. Santos com 220 pontos, ficou em primeiro lugar, seguido de Piracicaba com 96 pontos e São Caetano do Sul com 92 pontos. O plantel local conquistou 16 medalhas (2 ouros, 5 pratas e 9 bronzes).

Ciclismo

A equipe de ciclismo de Indaiatuba (Secretaria de Esportes/HTPro Nutrition/Shimano) ficou com título geral, no masculino e terceiro lugar no feminino, dos 81º Jogos Abertos do Interior. As disputas da modalidade que aconteceram em São Bernardo do Campo, foram encerradas na quarta-feira (22). O grupo encerrou sua participação com 10 medalhas, sendo seis ouros, duas pratas e duas medalhas de bronze.

Na classificação geral da modalidade, Indaiatuba terminou em primeiro lugar no masculino, com 94 pontos, a frente de São Bernardo do Campo (Audax/São Bernardo do Campo/BDO) com 43,5 e Votuporanga (SEL/Votuporanga) com 23,5 pontos. No feminino, terminou na terceira colocação com 34 pontos, atrás de São José dos Campos (Funvic/Brasil Pro Cycling), com 72,5 e Santos (Memorial-Santos/Fupes) com 65 pontos.

Futsal

Representando Indaiatuba nos Jogos Abertos do Interior, o time da Secretaria de Esportes/ ADI/Clube 9 de Julho/Pipocas Clac ficou em segundo lugar da primeira divisão, após ser derrotado pelo Magnus Futsal de Sorocaba por 5 a 1.

IMG-20171120-WA0024

Ginástica Artística

A equipe masculina de Ginástica Artística da Secretaria Municipal de Esportes conquistou a terceira colocação geral dos 81º Jogos Abertos do Grande ABC. A equipe ganhou quatro medalhas (1 prata, 3 bronzes). José Henrique Celine foi prata nas Paralelas e bronze nas Argolas e Hiago de Oliveira Campos conquistou bronze na Barra Fixa. A equipe de Ginástica Artística Feminina ficou em 7º lugar.

Ginástica Rítmica

A equipe de Ginástica Rítmica conquistou o oitavo lugar na Categoria 9 a 14 anos. Nas provas individuais, a ginasta Laura Moret conquistou a medalha de prata no aparelho Fita e nono lugar no individual Bola. A atleta Laura Regis conseguiu um oitavo lugar nas Mãos Livres e Jéssica Castro ficou na quinta colocação nas Maças. Já o Conjunto 5 Arcos com as ginastas Lara Karine Lopes, Juliana Silva, Nathany Pazian, Bruna Lima, Desiree Grana e Yohana Vitória Silva, conquistou o nono lugar.

Caratê

O conjunto de Caratê conquistou duas medalhas nos 81º Jogos Abertos do Interior do Grande ABC. O atleta Levi Felix Pereira conquistou a prata na categoria até 65 Kg e Denis Rogério de Moraes, o bronze na categoria até 80 kg. No geral, a equipe Indaiatubana ficou em 5º lugar no masculino e feminino.

 Taekwondo

O atleta André Davanço da equipe de Taekwondo conquistou a medalha de bronze durante as disputas da modalidade nos Jogos. Davanço foi o único representante de Indaiatuba e conquistou a 3ª colocação.

Tênis de Mesa

Os mesatenistas Leonardo Ferreira Chagas e Eronildes Nicolau Matias Júnior conquistaram o bronze após derrotar a dupla de Bauru por 3 sets a 0. O jogo foi realizado no Clube de Tênis de Mesa de São Caetano do Sul, na tarde terça-feira (21). O ouro ficou com a equipe de Santos e a prata com São José dos Campos, as duas equipes favoritas na competição. As disputas individuais do Tênis de Mesa terminaram na quinta-feira (23).

Supino

O plantel do Supino conseguiu o terceiro lugar geral na disputa dos Abertos, conquistando seis medalhas, (4 ouros, 1 prata, 1 bronze). É a primeira vez que a equipe de Supino participa da edição dos Jogos Abertos como modalidade extra.

Xadrez

A equipe feminina de Xadrez fez bonito e conquistou o terceiro lugar. As meninas somaram 14 pontos e ficaram atrás de Registo, que somou 21 pontos. Osasco, com 20 pontos, completou o pódio na segunda colocação. O staff feminino é formado pelas atletas Laura Nagy, Kauana teixeira, Brenda Marques, Danielle Gonçalo, Beatriz Gonçalo, Deborah Marques e Maísa Bonamigo.

No masculino, a equipe indaiatubana somou 10 pontos e ficou na quarta colocação, após derrotar Sorocaba na disputa do 4º lugar. São José do Rio Preto terminou em primeiro com 24,5 pontos, contra 23,5 pontos de Osasco e 22,5 de São José dos Campos. O plantel masculino contou com os enxadristas, Gabriel Robert, João Manoel, Mistsuru Dairokuno, Jeferson Dionísio, Christian Avgoustopoulos, Igor Mourão e Vinícius Saito. As equipes são comandadas pelo técnico Evans Fritsch.

De acordo com o coordenador do competitivo, Rafael de Oliveira e Silva, que coordenou a delegação indaiatubana e acompanhou as equipes, diante do alto nível dos Jogos Abertos, a cidade alcançou bons resultados e se destacou em várias outras provas que também contribuíram para elevar a classificação geral.

Para o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes ‘ Marquinhos’, a campanha de indaiatuba foi perfeita, uma vez que a cidade competiu pela primeira vez na 1ª divisão e divisão especial, e figurou entre as 10 melhores do Estado de São Paulo.

 Fotos: divulgação/RIC-PMI