A Prefeitura de Indaiatuba (SP) decidiu não retomar as aulas presenciais nas escolas das redes municipal e estadual neste ano de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus. Os estudantes seguem recebendo conteúdo pela internet ou de forma impressa.
De acordo com a administração municipal, a decisão foi tomada em consenso com pais de alunos – após a realização de uma enquete -, professores, e o sindicato da categoria do estado, Apeoesp. O decreto sairá amanhã, quarta-feira, na imprensa oficial da cidade.
Mesmo com a região de Campinas (SP) na fase amarela do Plano São Paulo e com a autorização do estado, as escolas também não reabrirão este ano para atividades de reforço escolar e aulas complementares. Só na rede municipal, cerca de 23 mil alunos estão matriculados.
Indaiatuba conta com 6.443 casos positivos do novo coronavírus e 189 mortes, até a última atualização do boletim epidemiológico, divulgado hoje.
Escolas particulares
Segundo a administração municipal, as instituições particulares de ensino que quiserem reabrir aos seus estudantes terão que apresentar um plano de retomada à prefeitura. Esse documento será analisado pela Secretaria de Educação de Indaiatuba e pela Vigilância Sanitária caso a caso.
A data para uma possível reabertura ainda não foi informada.
Ano letivo e retorno em 2021
A prefeitura garante que nenhum aluno será reprovado e que os estudantes terão as vagas mantidas na rede pública de ensino.
Os alunos continuarão acessando o conteúdo pelo programa “Minha Lição” na internet ou buscando os materiais impressos nas escolas. Desde agosto, os professores também passaram a gravar vídeos com as aulas por turmas, que são enviados pela rede social para os pais dos estudantes.
Com relação ao retorno das aulas presenciais em 2021, a prefeitura ainda analisa como será feito, e informou que ninguém será prejudicado.
Foto: arquivo/Comando Notícia.