Indaiatuba-Programa Caminho das Rosas é luz no fim do túnel para mulheres vitimas de violência
A Patrulha Caminho das Rosas foi instituída pela Prefeitura de Indaiatuba (SP) em agosto de 2018. E todo trabalho é realizada pela Guarda Civil Municipal e atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Desde que foi criada os guardas civis fazem visitas periódicas às residências para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça e reprimir eventuais atos de violência. Nas visitas e rondas diárias, é adotado todo um cuidado social e humano a vítima.
O secretário municipal de Segurança Pública, Sandro Bezerra Lima, ressalta a importância do trabalho realizado pelo Caminho das Rosas e como a Guarda Civil vem se aprimorando na atuação contra a violência e no apoio a essas mulheres. “Tudo começou em 2018, quando 16 Guardas Civis de Indaiatuba concluíram o treinamento da Patrulha Maria da Penha, realizado pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, e se tornaram multiplicadores, habilitando toda a corporação”, recorda.
As viaturas do programa Caminho das Rosas sempre há uma guarda mulher na equipe para que tenham mais liberdade para contar suas histórias, receber orientações e desabafar. Nesse final de semana a corporação iniciou-se a entrega de uma cartilha explicando sobre o tema. Além de orientá-las , o objetivo foi de auxiliá-las na identificação e denúncia de possíveis casos.
Foto: Reginaldo Rodrigues