Indaiatuba realiza 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial no dia 28 de maio

Evento será realizado no Casarão Cultural Pau Preto, com início às 8h30
A Coordenadoria de Igualdade Racial da Prefeitura de Indaiatuba, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), promove no dia 28 de maio a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Indaiatuba. O evento será realizado no Casarão Cultural Pau Preto, com início às 8h30, e tem como tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
A realização da conferência está oficializada pela Portaria nº 745/2025 – I Conferência Municipal de Igualdade Racial. O encontro é voltado à construção de políticas públicas voltadas à população negra, povos indígenas, comunidades quilombolas e povos ciganos, com foco em três eixos principais: Democracia, Justiça Racial e Reparação.
A programação tem início às 8h30 com a recepção dos participantes. A abertura oficial acontece às 9h, seguida pela discussão dos eixos temáticos, das 9h30 às 12h. A plenária final, que encerrará a conferência, será realizada das 12h às 13h.
Mais do que um espaço de debate, a conferência se propõe como um momento de escuta ativa e participação democrática de diversos segmentos da sociedade civil. Estão envolvidos representantes da população negra, comunidades quilombolas, povos indígenas, povos ciganos, povos de terreiro e comunidades tradicionais de matriz africana.
Durante o evento, serão discutidos temas urgentes como representatividade política, acesso à saúde, combate à violência racial, inclusão no mercado de trabalho e valorização dos direitos culturais. A expectativa é que os encaminhamentos da conferência sirvam como base para o fortalecimento de ações afirmativas e estratégias de justiça social no município.
Serviço
1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Indaiatuba
Casarão Cultural Pau Preto
Endereço: R. Pedro Gonçalves, 477 – Centro
Data: 28 de maio de 2025
Horário: A partir das 8h30
Com informações: Assessoria-PMI
Foto: Arquivo-Eliandro Figueira