CidadeIndaiatuba

Indaiatuba recebe Espetáculo Hamlet: 16 X 8 dentro da programação do Circuito SP

Apresentação será no próximo domingo (28), no Centro Cultural Hermenegildo Pinto

Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e gerido pela Amigos da Arte, o Circuito SP vai apresentar 480 atividades em 120 municípios do interior e litoral paulista. Indaiatuba integra o projeto e no próximo dia 28 de agosto recebe o espetáculo Hamlet: 16 x 8, da Associação Cultural Corpo Rastreado, a partir das 17h, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano). A correalização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.  Os ingressos devem ser retirados gratuitamente no Centro de Convenções Aydil Bonachella, até sexta-feira (26), das 8h às 17h.

Considerado uma das principais ações para descentralização da arte e cultura no estado paulista, o Circuito SP recebeu este ano um investimento de R$ 6,7 milhões. Para Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, a iniciativa movimenta, além do setor artístico, a economia e o turismo locais. “Queremos que a programação leve para as cidades contempladas a população do entorno também, teremos apresentações de diversas linguagens, como espetáculos musicais, infantis, circo, teatro e dança, sempre em espaços públicos”, afirma Danielle.

Para a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho, a vinda do Circuito SP para Indaiatuba é mais uma conquista. “A Secretaria de Cultura está sempre atenta aos projetos do Governo do Estado e o Circuito SP trará grandes espetáculos teatrais e musicais para Indaiatuba nos próximos meses”, destaca.

 

Hamlet: 16 x 8

Hamlet: 16 x 8 é uma obra cênica interpretada por Rogério Bandeira, com direção de Marco Antonio Rodrigues, a partir de trechos da memória e da experiência relatada por Augusto Boal no livro “Hamlet e o Filho do Padeiro: Memórias Imaginadas”.

No palco, o escritor e encenador é personagem e figura quase mítica. A cena vai peneirando os achados, os ditos e os quereres de Boal representando toda uma geração do teatro brasileiro refundada no Teatro de Arena.

“Boal sempre sonhou, sem fazer o Hamlet no pequeno palco do Arena. Talvez porque duvidar dê sentido a um eterno caminho. Por isso, menos como homenagem, mais como procedimento, este artefato cênico na forma de monólogo dialogado assim se autobatiza”, diz Marco Antonio.

Os ecos vão ganhando materialidade – tempos, geografias e subjetividades são presenças que invadem o imaginário contemporâneo, brasilidades sublinhadas.

“Boal é nossa inspiração. Estão em cena através da figura do Rogério Bandeira, inspirações vindas da “teoria” e da “prática” dele, Augusto. A teoria no caso é a memória Hamlet e o filho do Padeiro, que passeia com graça e talento pela vida e obra do Boal em depoimento pessoal e coloquial, sua autobiografia. A prática é o dito e feito no show Opinião: a esfera privada, familiar e hamletiana do ator em tensão dialética com a atuação pública. Boal e Bandeira são intérpretes e personagens” reitera Marco Antônio.

 “Meu contato com o livro, após participar com a Cia. do Latão de seu lançamento pela editora Cosac Naify, fez com que eu mergulhasse por outras vias na literatura de Augusto Boal, que não a pedagógica ou dramatúrgica. Dessa vez, me deliciei com a forma distanciada e poética em que o autor aborda sua vida: família, palcos, professores, ditadura, exílio, medos, mas principalmente, o experimento revolucionário em sua passagem pelo Teatro de Arena”, declara Bandeira.

 

Ficha Técnica

Direção: Marco Antonio Rodrigues

Atuação: Rogério Bandeira

Dramaturgia: Marco Antonio Rodrigues e Rogério Bandeira

Produção: Corpo Rastreado

Iluminação: David Costa

Figurino: Cassio Brasil

Assistente de Figurino: Carlos Escher

Concepção de cenário: Rogério Bandeira

Assistente de Direção: Tiago Cruz

Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro

Fotografia: Pio Figueiroa

Cards e filmes curtos para divulgação: David Costa e Tiago Cruz

 

CircuitoSP

O CircuitoSP é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerido pela Amigos da Arte, que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio da circulação de apresentações e ações formativas de artistas e grupos com comprovada relevância em municípios de todas as macrorregiões, com portes populacionais e econômicos diversificados, em parceria com prefeituras municipais.

Os 120 municípios parceiros de 2022, selecionados através do programa Juntos Pela Cultura, recebem quatro espetáculos no segundo semestre, de forma a diversificar a oferta cultural nas regiões e compor programação artística de qualidade, valorizando teatros, centros culturais e espaços alternativos locais. Somente no Circuito SP são R$ 6,7 milhões investidos pelo Governo do Estado de São Paulo em todas as regiões, viabilizando 480 atividades culturais.

O CircuitoSP fortalece ainda as ações formativas, nas quais os artistas escalados podem trocar experiências e conteúdos com alunos de escolas públicas, ONGs, outros espaços de formação e aprendizado e o público em geral depois dos espetáculos.

Depois de dois anos no formato online, com conteúdos disponíveis na Plataforma #CulturaEmCasa, o CircuitoSP volta a acontecer presencialmente em 2022. Além de Indaiatuba, este ano, as cidades selecionadas foram: Aguaí, Agudos, Americana, Apiaí, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bauru, Bernardino de Campos, Bertioga, Biritiba-Mirim, Boituva, Botucatu, Bragança Paulista, Brodowski, Brotas, Buritama, Cabrália Paulista, Caieiras, Campos do Jordão, Cândido Rodrigues, Cesário Lange, Charqueada, Colina, Cruzeiro, Descalvado, Diadema, Dois Córregos, Dumont, Elias Fausto, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Garça, Gastão Vidigal, Getulina, Guaíra, Guararapes, Guararema, Guaratinguetá, Guariba, Guarujá, Guarulhos, Ibitinga, Iguape, Ilhabela, Iporanga, Itaí, Itanhaém, Itapetininga, Itatiba, Itu, Jaboticabal, Jacareí, Jarinu, Jundiaí, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Lorena, Maracaí, Marília, Matão, Miguelópolis, Miracatu, Mococa, Mogi das Cruzes, Mogi-Mirim, Mongaguá, Narandiba, Nova Europa, Orlândia, Ourinhos, Ouroeste, Pacaembu, Paraibuna, Paranapanema, Pederneiras, Pereira Barreto, Piedade, Piracaia, Piracicaba, Piraju, Pirassununga, Porto Ferreira, Praia Grande, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Roseira, Sabino, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio do Pinhal, Santos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São Luís do Paraitinga, São Manuel, São Sebastião, São Simão, São Vicente, Serrana, Sertãozinho, Suzano, Taguaí, Tapiraí, Taquaral, Taquaritinga, Tatuí, Terra Roxa, Timburi, Tupi Paulista, Ubarana, Várzea Paulista, Vinhedo e Votuporanga. 

 

Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa e do programa Juntos Pela Cultura, além do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar, estimular o desenvolvimento da economia criativa e democratizar a produção cultural por meio de editais, festivais e programas continuados. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

 

 

Serviço

Hamlet: 16 x 8

Associação Cultural Corpo Rastreado Data

Horário: 17h

Local: Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano)

Endereço: Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 5924 – Jardim Morada do Sol

Gratuito

Retirada de ingressos: Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachella

Endereço: R. das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia

Horário de retirada dos ingressos: de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h

 

 

 

 

Foto: Divulgação