HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta segunda-feira (26) novo lote com 20 mil doses de vacina contra a febre amarela, que já estão sendo distribuídas para as unidades de saúde, especialmente aquelas com maior demanda, informou a Prefeitura ao Comando Notícia na tarde desta terça-feira (27).
Casos graves de reações de hipersensibilidade (alergia) não foram relatados na cidade, de acordo com a Secretaria. “Foram registrados alguns casos de eventos adversos após a aplicação da vacina, como febre, dor de cabeça e muscular. No entanto, estes eventos não são graves e são acompanhados pelas nossas salas de vacinas e médicos, se houver necessidade.”
A Secretaria de Saúde orienta que, até dez dias após a aplicação da vacina contra a febre amarela, qualquer sintoma adverso deve ser relatado à unidade de saúde (UBS ou PSF). Indaiatuba não teve nenhum caso registrado de febre amarela, mas neste ano foram oito casos notificados. Destes, seis foram descartados e dois aguardam resultado, todos em humanos. Não há nenhum caso suspeito em animais.
Em Indaiatuba, a vacina aplicada contra a febre amarela é em dose padrão (integral), ou seja, uma única dose oferece proteção contra a doença e não precisa ser renovada ou reforçada. Vale lembrar que a vacina contra a febre amarela é contra indicada para gestantes, puérperas que estejam amamentando, bebês com menos de seis meses, pessoas com baixa imunidade e portadores de doenças crônicas ou que estejam fazendo determinados tratamentos de saúde. Pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar uma autorização médica para receber a imunização.
Mais informações sobre a vacinação você pode obter na unidade de saúde mais próxima da sua residência ou pelo telefone: (19) 3834-9289.
foto: divulgação