INDAIATUBA – A Secretaria da Saúde de Indaiatuba informa que desde o ano passado até agora não registrou nenhum caso de febre amarela, nem humano, nem animal. Mesmo assim, a cidade realizou uma vacinação intensiva. A partir de abril de 2017, foram vacinados os moradores da área rural e de outubro em diante a vacina foi estendida a todos. No total, estima-se que 70% da população esteja imunizada.
Com as últimas notícias divulgadas em rede nacional, houve um grande aumento da procura nas unidades de Saúde. A vacinação só é possível mediante agendamento, pois as vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde aos municípios de acordo com a demanda agendada.
O município continuará aplicando a dose padrão da vacina, basta que o munícipe agende a aplicação na unidade de saúde mais próxima de sua residência. A Anvisa esclarece que as pessoas que já se vacinaram com a dose padrão contra a doença, em algum momento da vida estão imunizadas e não precisam receber reforço.
Área de risco
A OMS (Organização Mundial da Saúde) incluiu todo o Estado de São Paulo na área de risco de transmissão de febre amarela na terça-feira (16). A organização diz que a vacinação é recomendada para quem viaja para qualquer parte do Estado. A recomendação da OMS tem como objetivo alertar viajantes internacionais sobre a necessidade de tomar a vacina contra a febre amarela 10 dias antes de viajar para São Paulo. Comunicado causou alvoroço em diversas cidades do Estado que tem filas para receber as doses.
foto: divulgação