Cidades

Indaiatuba tem 76 alunos estrangeiros na rede de ensino

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Tem crescido cada vez mais o número de estrangeiros no Brasil e, com isso, a rede de ensino recebe mais crianças nascidas em outros países e até brasileiros que passaram um tempo lá fora.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, são 34 alunos estrangeiros. Na rede municipal, de acordo com a Prefeitura, são 42. Ao todo, portanto, 76. Sem contar os 50 brasileiros nascidos no exterior na rede municipal, informa a secretaria.

O número de alunos estrangeiros matriculados nas escolas estaduais aumentou 66% em sete anos, segundo levantamento. Hoje são 9,5 mil alunos naturais de outros países contra os 5,7 mil em 2010. A capital é a região com maior quantidade de estudantes nascidos fora do Brasil. São 5.636 (ou 58%), sendo 3.281 bolivianos.

Nacionalidades

São pelo menos 11 nacionalidades estrangeiras nas escolas municipais. O país com mais crianças, informa a Prefeitura, é a Bolívia, com 18, seguido de Japão (10), Haiti (4), Portugal (4), Colômbia (3) e Espanha (2). Os seguintes países tem um estudante casa:  Equador, Bélgica, Suíça, Canadá e Paraguai. Ainda há 46 não especificados.

Na rede estadual, de acordo com a Educação, as nacionalidades mais comuns são japonesa (14 alunos), boliviana (5 alunos) e coreana (4 alunos).

Foto: divulgação