O evento foi cancelado e será remarcado futuramente, após o período de Covid-19.
Indaiatuba (SP) deve ter protesto antirracista neste final de semana. Segundo postagens nas redes sociais, o movimento está marcado para domingo, dia 7, no estacionamento do Parque da Criança, no Parque Ecológico. Na imagem que chama as pessoas as orientações para o protesto pacífico são para que sejam usadas máscaras, para a prevenção do Covid-19, camiseta preta e também desaconselha a participação de pessoas que sejam do grupo de risco. O movimento deve começar às 10 horas.
Início das manifestações
As manifestações começaram nos Estados Unidos. Tudo se iniciou após a morte de George Floyd, um ex-segurança negro morto em Minneapolis após um policial branco ajoelhar sobre seu pescoço durante abordagem. A onda de manifestações atingiu várias importantes cidades americanas.
Na segunda-feira (1º), dois novos laudos de autópsias declararam que Floyd foi morto por asfixia, causada pela pressão do joelho do policial Derek Chauvin sobre seu pescoço por mais de 8 minutos. Ambas conflitam com a autópsia inicial, apresentada pela cidade de Minneapolis, que dizia que não havia “nenhum achado físico que suporte o diagnóstico de asfixia traumática ou estrangulamento”.
Chauvin foi detido e acusado de homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente). Novas imagens mostraram que os outros policiais que participavam da abordagem também ajudaram a imobilizar Floyd, aumentando a pressão popular para que eles também sejam detidos.
Manifestações no Brasil
No domingo (31), a cidade de São Paulo teve duas manifestações, uma a favor do Governo Federal e outra antifascista. As duas aconteceram na Avenida Paulista e a Polícia Militar precisou intervir depois que manifestantes do grupo pró-governo provocaram o grupo que se manifestava a favor da democracia.
Entre os manifestantes estavam as torcidas organizadas dos quatro mais populares times do Estado de São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Manifestações também foram registradas no Rio de Janeiro no final de semana. Na segunda (1º) foi a vez da capital do Paraná, Curitiba, registrar manifestações antirracistas e antifascistas.
foto: divulgação