CidadesIndaiatuba

Indaiatuba terá retorno das aulas presenciais a partir de 8 de fevereiro

As aulas presenciais retornarão em Indaiatuba (SP) no dia 8 de fevereiro confirmou o Comando Notícia. Alguns profissionais da educação foram avisados durante esta semana. Os professores devem retornar ao trabalho presencial no primeiro dia de fevereiro.

As aulas voltam uma semana depois. O retorno será de metade dos alunos. Ainda não se sabe se será uma semana metade da turma e na outra semana a outra metade, ou se será um dia cada uma das partes. O Comando Notícia procurou a Prefeitura de Indaiatuba para tentar mais detalhes sobre o retorno, mas não houve resposta.

A Apeoesp, sindicato que representa dos professores, disse que está em contato com os professores e ciente do retorno das aulas presenciais. Segundo a entidade, a previsão das aulas é necessária para o calendário escolar, mas isso trata-se apenas de uma previsão inicialmente.

Autorização do Estado

O governo de São Paulo mudou as regras de retorno às aulas presenciais da rede básica de ensino para o ano de 2021, o que compreende alunos da educação infantil até o ensino médio. A mudança foi divulgada hoje (17), em coletiva à imprensa, e será publicada amanhã (18) em Diário Oficial. A mudança irá valer para escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas. No ano que vem, as aulas nas escolas estaduais terão início no dia 1º de fevereiro.

Com isso, as aulas presenciais poderão ser retomadas em todo o estado mesmo que a região esteja na Fase 1 – Vermelha do Plano São Paulo, plano do governo paulista de retomada gradual da economia durante a pandemia do novo coronavírus. A mudança, no entanto, não vale para o Ensino Superior. Neste caso, as aulas só voltarão quando a região estiver na Fase 3 – Amarela do Plano São Paulo.

Com a mudança que será publicada em Diário Oficial, as escolas de Educação Básica poderão retomar atividades presenciais no ano que vem a partir da Fase Vermelha, mas somente podendo atender até 35% de sua capacidade. Quando a região entrar na Fase 3 – Amarela do Plano São Paulo, a Educação Básica poderá atender até 70% da capacidade e o Ensino Superior poderá ser retomado com até 35% dos alunos em aula presencial. Quando chegar à Fase 4 – Verde, a Educação Básica poderá receber a totalidade dos alunos e as universidades e faculdades poderão receber até 70% dos alunos.

foto: divulgação/arquivo