IndaiatubaPolíticaSão Paulo

Indaiatubanos recebem prêmio na ALESP por disseminar a cultura do Flash Back

Primeira edição do Prêmio “Eu Faço Flashback” reconhece DJs e grupos de dança que são destaques pelo Estado; movimento musical contribui para a conscientização, valorização da arte e gera renda para muitos profissionais.

Vindos das mais diversas cidades paulistas, DJs e grupos de dança participaram, nesta segunda-feira (23), da 1ª edição do Prêmio “Eu Faço Flashback”, que reconheceu o talento e o empenho de diversos artistas. O evento foi solicitado pelo deputado Teonilio Barba(PT).

Foto: Larissa Navarro

Dia do Flashback

Por iniciativa da ex-deputada Clélia Gomes, foi criada a Lei 17.072/2019, que instituiu o 21 de outubro como “Dia do Flashback”. A ideia é fazer disso uma oportunidade para a geração de eventos que valorizem a arte, o lazer, as expressões populares e, ainda, possam gerar emprego e renda para toda uma camada de profissionais envolvidos nesse universo.

Coordenador da atividade, o analista legislativo Edson Daruich Bolla destacou a importância de mostrar que a Alesp está sempre de portas abertas para todos. “Realizar um evento com essa temática, dentro de uma Assembleia Legislativa, é demais gratificante. Conseguimos trazer o povo para dentro da Casa do povo”, afirmou. “Com isso, estimulamos saúde, lazer e relacionamento pessoal. Tudo ao mesmo tempo. Enfim, abrimos portas, reconhecemos talentos e valorizamos as pessoas”, disse ele.

Liberdade e expressão

Iara Bento, coordenadora do serviço SOS Racismo da Alesp, entregou alguns dos prêmios e considerou o evento um importante marco de valorização dos movimentos culturais, principalmente da população negra. Para ela, organizar esse encontro significa reivindicar, de uma forma criativa e alegre, mais respeito, atenção e investimentos em atividades ligadas à Cultura.

“Nas décadas de 70, 80 e 90, através da música e da cultura, as pessoas se reuniam e se organizavam. Dançar também é uma forma de se mobilizar e se conscientizar. O flashback faz parte da nossa cultura e da tradição da população negra. Importante lembrarmos disso”, ressaltou.

“O dançar representa toda uma simbologia de liberdade. É cultura, arte e expressão. O que fizemos aqui na Alesp foi um movimento organizado, que desejamos expandir para todo o Estado daqui pra frente. São momentos descontraídos, mas também de posicionamento social. Ainda temos muito o que fazer nesse sentido, estamos apenas no início do caminho”, acrescentou Iara.

INDAIATUBA

Indaiatuba foi representada pelo grupo “Galera do Flash Back”, que tem como seus integrantes Priscila, Denê, Rosângela, Paulo Gaspar e o DJ Madonna, vale lembrar que os mesmos estavam um dia antes realizando o evento “Sunset Flash Back Outubro Rosa” em prol da conscientização ao câncer de mama pela Concha Acústica pelo parque ecológico em Indaiatuba.

Relembre a matéria clicando AQUI.

Foto/Foto Capa: Projeto Verão Flash Back Atibaia/ Robson Cintra

Adaptado por Pitágoras

Texto: Fabio Gallacci/ALESP