Cultura

Inscrições para oficina do Pró-Memória começam na sexta

A Prefeitura por meio da Fundação Pró-Memória e em parceria com o Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na Unicamp, promove oficinas gratuitas da Escola do Patrimônio durante o ano de 2017. A inscrição para o curso “Experiências Paulistas em Educação Patrimonial”, que acontece no dia 30 de setembro, começa no dia 15, sexta-feira.

Para participar basta preencher a ficha no site da fundação, promemoria.indaiatuba.sp.gov.br, e encaminhar para [email protected]r. Para as outras oficinas o documento estará à disposição quinze dias corridos antes de cada curso. Mais informações pelo telefone 3875-8383 ou diretamente no Museu Casarão Pau Preto.

A Escola do Patrimônio é um projeto realizado em parceria entre Fundação Pró-Memória e o Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na Unicamp desde 2014, que visa discutir questões referentes ao patrimônio documental, cultural e ambiental e sua preservação por meio de oficinas gratuitas destinadas à comunidade.

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS REALIZADAS PELO PROJETO ESCOLA DO PATRIMÔNIO

OFICINA: EXPERIÊNCIAS PAULISTAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Professor: Ms. Fernando Siviero

Data: 23 de setembro

Horário: 9h às 13h – 14h às 16h

Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)

Ementa: Atualmente, muito se fala no campo da preservação do patrimônio cultural em Educação Patrimonial. Cada vez mais, as leis e as políticas públicas apontam a necessidade de projetos e ações educativas em qualquer intervenção preservacionista. Governo, ONGs e empresas disputam significados e práticas da educação patrimonial.

Em 2014, o Iphan publicou “Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos”. Nesse breve livro, encontra-se uma perspectiva histórica do assunto na instituição e algumas orientações para a prática educativa. Apesar disso, observa-se que esse campo possui um acúmulo de experiências muito distintas em todo território nacional e ainda não possui sistematização. Nesse curso vamos estudar o histórico da educação patrimonial no Iphan e conhecer diferentes conceitos, paradigmas e ações educacionais.

Além disso, teremos a oportunidade de analisar algumas experiências nas quais a preservação e a educação patrimonial caminham em conjunto, criando situações e perspectivas que potencializam a função sociocultural dos bens culturais.

Inscrições a partir do dia: 08/09/2017

 

OFICINA: O BARROCO PAULISTA

Professor: Doutorando Mateus Alves Silva (Doutorando em História – UNICAMP)

Data: 21 de outubro

Horário: 9h às 13h – 14h às 16h

Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)

Ementa: A formação de São Paulo e o desenvolvimento artístico; Particularidades do Barroco Paulista; Arquitetura religiosa e civil; Escultura e talha barroca; Pintura e decoração religiosa.

Atividade prática: Exercícios de análise de obras de arte.

Inscrições a partir do dia: 06/10/2017

Foto: Giuliano Miranda