CidadesIndaiatuba

Instalação de antena no Colinas é embargada pela Prefeitura

HUGO ANTONELI JUNIOR

Surtiram efeito as manifestações dos moradores do bairro Colinas, em Indaiatuba (SP). A obra de instalação de uma antena de telefonia no local foi embargada pela Prefeitura. Os moradores realizaram na segunda (13) o segundo protesto em duas semanas na rua em que a obra seria realizada e pelo menos por enquanto conseguiram impedir a construção. A manifestação foi na manhã de segunda-feira (14), conforme publicou o Comando Notícia.

Em nota, via assessoria de imprensa, a Prefeitura informou que “em um primeiro momento já havia negado a instalação da antena, mas a empresa conseguiu mediante divergência entre a legislação de antena e a Lei de Uso e Ocupação do Solo do Município revisar a decisão”, diz. Os moradores foram até a Prefeitura na segunda para conversar com os responsáveis.

A nota prossegue informando que “as obras serão embargadas levando em conta uma incerteza jurídica sobre a permissão da instalação no bairro com uma nova informação da Associação de Moradores dando conta de que o Contrato Padrão do Loteamento impede atividade que cause prejuízo à Saúde Pública e considerando que a empresa iniciou as obras antes mesmo de obter autorização do poder público.”

De acordo com os moradores, a antena seria da Claro. Em nota da assessoria de imprensa, a empresa informou que “ainda não possui antenas instaladas na estrutura em construção, situada na Rua Sônia Tereza Magnusson Guizo, no bairro Colinas. Mas assegura que todos seus equipamentos são previamente submetidos à aprovação da Anatel e que suas antenas estão dentro dos limites de exposição humana a campos eletromagnéticos, padrões estes estabelecidos na Lei Federal 11.934/09. Esclarece, ainda, que a instalação da Estação Rádio Base representa reais investimentos realizados no município, assegurando a expansão da cobertura para a sociedade local.”

Protesto

Um novo protesto de moradores do bairro Colinas, em Indaiatuba (SP), foi registrado na manhã de segunda-feira (13). Os vizinhos se uniram contra a instalação de um torre de telefonia e fecharam a rua Sônia Tereza Magnusson Guizo. Pelo menos duas viaturas da Guarda Civil foram chamadas ao local.

De acordo com moradores que conversaram com o Comando Notícia, eles são contra a instalação da antena no local por causa da radiação que ela pode causar e por se tratar de uma bairro residencial. Quando os trabalhadores da empresa responsável pela instalação chegaram na manhã desta segunda-feira ao local, os moradores fizeram o protesto com cartazes, cantos e até fecharam a rua.

 

foto: arquivo/Comando Notícia