Cidades

Inverno tende a ter temperaturas ‘ligeiramente’ acima da média na região de Campinas, prevê Cepagri

Após um outono com poucas chuvas, a previsão é que a região de Campinas (SP) enfrente inverno seco e ‘ligeiramente’ mais quente. Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, a estação que teve início na  segunda-feira (21), deve apresentar temperaturas em torno de 0,5°C acima da média.

De acordo com o centro de pesquisas, o inverno em Campinas tem média histórica de 12.9°C na temperatura mínima e a máxima chega a 25.9°C.

Ana Ávila, pesquisadora do Cepagri, explica que o cenário deve ocorrer por conta da persistência de massas de ar seco que impedem a entrada da frente fria na região. “Com isso, a temperatura não tem um declínio acentuado”, explica.

“Para ter um declínio acentuado, tem que vir uma massa polar do sul. Enquanto a gente tem essa massa seca impedindo que isso aconteça, nada muda”

Tendência semelhante aos 4 últimos anos

 

Ao analisar os dados, a meteorologista afirma que a tendência para 2021 é similar a dos últimos quatro anos, quando as temperaturas mínimas e máximas também estiveram pouco acima da média histórica.

“O inverno não vai ser muito diferente do que a gente observou nos últimos anos. Os últimos anos vêm apresentando uma tendência de temperatura acima da média, e esse inverno deve manter as condições de temperatura acima da média”, projeta.

” O inverno tem uma tendência de temperatura ligeiramente acima da média, em torno de meio grau, mantendo as características dos invernos anteriores, o que não impede uma massa de ar frio entrando em alguns dias e provocando um tempinho mais acentuado”, dia a meteorologista. 

Com informações: G1 Campinas 

Foto: arquivo/Comando Notícia