Polícia

Irmãs gêmeas de 91 anos são encontradas em casas insalubres e sem cuidados em Hortolândia

Duas irmãs gêmeas de 91 anos foram encontradas por guardas municipais em casas insalubres e sem cuidados em Hortolândia (SP). A Guarda Municipal atendeu o caso na tarde de quarta-feira (16) após uma denúncia anônima de maus-tratos no Parque Odimar.

As duas residências ficam no mesmo terreno. Segundo a prefeitura, as idosas foram encontradas em situações precárias e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para verificar a saúde de ambas.

LEIA TAMBÉM. Nova CNH: veja o modelo que começa a valer em junho

As irmãs têm dificuldade de locomoção. Uma delas possui fratura na bacia e a outra caminha com ajuda de apoio. O terreno onde moram é tomado pelo mato alto. As duas construções tinham acúmulo de objetos inservíveis, além de sujeira.

                      Irmãs de 91 anos moravam em casas insalubres em Hortolândia

“Quando eu encontrava o filho dela, ele dizia que elas estavam ótimas. Que não era para ninguém vir aqui. Neste domingo eu vim aqui e a Catarina [um das idosas] não tinha comida, não tinha remédio, não tinha nada”, contou uma vizinha das irmãs.

As duas casas estavam com muitas teias de aranha e materiais acumulados. Uma delas não tinha energia elétrica. Os banheiros estavam sujos e molhados, assim como as camas. Por terem dificuldade de se locomover, as idosas urinavam nas roupas.

“Elas estavam vivendo igual animal, igual bicho. E isso não pode acontecer”, lamentou a vizinha.

Filho era responsável

 

De acordo com a prefeitura, o Samu encaminhou as gêmeas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Rosolém para os cuidados médicos com o acompanhamento dos técnicos da Secretaria Municipal de Inclusão. “Em seguida, serão tomadas as providências necessárias”.

A denúncia anônima foi recebida pelo Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres. Membros do Conselho de Defesa da Pessoa Idosa foram ao local e, em seguida, acionaram a Guarda Municipal.

O responsável pelas idosas seria o filho de uma delas. Ele se apresentou na Delegacia de Hortolândia para prestar depoimento. A prefeitura afirmou que vai registrar um boletim de ocorrência para reportar abandono de incapaz.

Irmãs gêmeas de 91 anos moravam em duas casas em mesmo terreno de Hortolândia — Foto: Reprodução/EPTV

                       Irmãs gêmeas de 91 anos moravam em duas casas em mesmo terreno de Hortolândia 

Por g1 Campinas e Região