CidadesItu

Itu registra mais duas mortes; clínica manteve idosos no mesmo quarto de infectado, diz promotoria

A Prefeitura de Itu (SP) confirmou mais duas mortes por coronavírus nesta segunda-feira (18). Com isso, a cidade tem 14 óbitos. Segundo o Executivo, são dois homens. Um deles era um idoso de 88 anos, que morava na casa de repouso onde mais de 30 foram infectados com coronavírus. O outro tinha 45 anos, e ambos sofriam de doenças pré-existentes.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde informa que Itu conta com 86 casos confirmados, 212 casos descartados (exames negativos) e 22 aguardando resultados (9 internados e 05 em UTI). Até o momento, 18 casos de cura foram comunicados.

Clínica é investigada

A casa de repouso em Itu (SP) que registrou mais de 30 infectados por coronavírus não realizava o isolamento correto dos idosos, segundo o promotor de uma ação contra o local. Nove das 14 mortes da cidade foram de pacientes que estavam na instituição.

O documento do Ministério Público, que pede a interdição do local, cita medidas de segurança que não eram cumpridas, apontadas pelas vigilâncias Epidemiológica e Sanitária durante uma vistoria. Além de não manter os infectados em isolamento, a distância entre as camas nas quais os idosos dormiam não tinha o espaçamento adequado e nenhum deles usava máscara, de acordo com a ação.

Outro ponto abordado no texto é a constatação feita pela Secretaria da Saúde de que a verificação dos sinais vitais dos idosos da clínica era feita em uma frequência abaixo da recomendada e que também não havia kits individuais de higiene na clínica.

De acordo com a prefeitura, 100% dos 40 idosos do local foram infectados. Em relação aos funcionários, dos 22 que trabalham na unidade, nove também contraíram o coronavírus. O MP, por meio do promotor de Justiça dos Direitos Humanos e Proteção da Pessoa Idosa, propôs, na segunda-feira (18), uma ação civil pública para a suspensão das atividades e a proibição de atendimento a idosos com urgência em duas unidades da casa.

No texto, o promotor afirma que houve negligência e imprudência dos responsáveis pelas duas unidades da clínica na adoção das medidas elementares de prevenção e controle da infecção.

“Ao contrário, na semana passada foi o Jurídico da casa Bem Estar quem tentou contato e agendamento de reunião com o Ministério Público, o que foi feito através de e-mail. É importante que se averigue a informação, pois, sem que se tenha certeza desta medida, a informação causará grande transtorno entre familiares e idosos, que já sofreram muito nos últimos dias, inclusive com violências em redes sociais.”

Na última sexta-feira (15), a Prefeitura de Itu informou que aplicou testes rápidos de coronavírus em todos os idosos que vivem em casas de repouso. A testagem foi feita no Lar da Vila Vicentina e no Lar Nossa Senhora da Candelária, ambas unidades beneficentes.

Nas duas instituições foram testadas 134 pessoas, entre internos e colaboradores, e todos os resultados foram negativos para Covid-19. A testagem seguirá nos próximos dias em mais cinco clínicas particulares de longa permanência.

foto: divulgação