Carros com placas de outras cidades terão que fazer uma parada obrigatória em alguns pontos da cidade de Itu (SP), a partir desta quarta-feira (20). A parada vai servir para aferição de temperatura dos motoristas e, em caso de alteração, será feito o teste rápido para detecção do coronavírus. A cidade vai intensificar a fiscalização principalmente na entrada da cidade. Pontos nas avenidas Ermelindo Maffei, Nove de Julho e Francisco Ernesto Fávero irão receber a barreira.
A medida segue até domingo (24), principalmente por ter sido decretado feriado prolongado na cidade de São Paulo. Mas pode se estender até a próxima segunda-feira (25), caso seja aprovada a antecipação do feriado de 9 de Julho proposta pelo governador para o interior do estado.
Medidas de prevenção
Outras cidades da região também adotaram medidas para diminuir o contágio da Covid-19 durante o feriado prolongado na capital. Em Cabreúva (SP), não será permitida a entrada de pessoas que não estiverem usando máscara. Guardas municipais e agentes de trânsito estarão em dois pontos da Estrada dos Romeiros, no trecho em direção a Pirapora do Bom Jesus (SP), e também no trecho que liga a cidade a Itu.
Outra cidade turística na região que também adotou algumas medidas foi São Roque (SP). Segundo a prefeitura, 90% dos turistas que visitam o município são da capital. A expectativa é que, mesmo com o comércio fechado, eles ainda visitem o local. De acordo com o prefeito, Cláudio Góes, o município prepara barreiras sanitárias para controlar a entrada de pessoas. O Executivo também orienta os comerciantes a não realizarem atendimento presencial e nem por drive-thru, apenas por delivery.