CulturaIndaiatuba

Japan Festival será neste final de semana na Viber

HUGO ANTONELI JUNIOR

Acontece entre os dias 13 e 15 de setembro, no Pavilhão da Viber, a quarta edição do Japan Festival Indaiatuba Matsuri. A tradicional programação foi antecipada em um mês por causa da reforma do espaço e deve ter, segundo os organizadores, o fluxo de 15 mil pessoas no final de semana.

A entrada, gratuita, pode contar com um quilo de alimento ou leite para as entidades ajudadas pela Acenbi. O lançamento oficial da festa aconteceu na noite de quinta-feira (15), no Parque Mall, com a presença do mais vitorioso mesatenista do esporte brasileiro, Hugo Hoyama.

Segundo o presidente da entidade nipo-indaiatubana, Takashi Uieno, o evento marca pela inovação. “Basicamente é um festival com várias atrações culturais e gastronômicas. Essa é a junção de outros dois eventos que fazíamos e neste ano será a quarta edição, resolvemos inovar e deixar o ambiente mais aconchegante”, diz. A secretária de Cultura, Tania Castanho, também esteve no lançamento do evento.

Hoyama, que chegou recentemente do Panamericano de Lima, no Peru, onde atuou como técnico da seleção brasileira feminina de tênis de mesa, prometeu prestigiar o evento. “Tentarei vir com a minha esposa, com certeza será um evento muito bom”, disse em meio a uma palestra em que falou sobre a carreira e desafios como técnico que durou cerca de meia hora. O segundo maior medalhista brasileiro com 15 medalhas, sendo 10 de ouro, brincou com o público e ainda tirou fotos com fãs.

O festival

O evento contará com uma rica praça de alimentação com todas as delícias da culinária oriental: sushi, temaki, sashimi, yakissoba, tempurá, rolinho primavera. Na área de expositores, amplo espaço com a apresentação de grandes marcas e seus últimos lançamentos, como a Toyota.

A graça, o charme e a elegância da etapa regional do Miss Nikkey fará parte do Japan Festival de Indaiatuba 2019. Contando com a beleza única de nossas candidatas nikkeys, que serão selecionadas para a grande final. Apresentações variadas com os principais artistas da comunidade nipônica, com destaques, para: shows musicais, danças típicas, grupos de taikô (tambor japonês), kendô (luta), desfiles e muito mais.

Além do principal atrativo cultural, que é o Bon Odori – dança típica japonesa, com a calorosa e animada participação do público, teremos oficinas de origami, kirigami, mangá, ikebana, cerâmica, etc. A alta tendência do Coslpay é outro grande atrativo do nosso evento. Mais um concurso de Cosplay será apresentado ao público simpatizante e admirador dessa bela arte de fantasiar e representar personagens.

A organização é planejada e assessorada pela TASA Eventos, amplamente conhecida no meio nipônico – a qual realiza eventos de grande expressividade, como: Rio Matsuri (RJ), Festival Nipo Brasileiro de Maringá (PR), Costão do Santinho Matsuri (Florianópolis-SC), Barueri Matsuri (SP) e TOYO Matsuri do Bairro da Liberdade (SP).

SERVIÇO

  • Japan Festival Indaiatuba Matsuri 2019
  • Quando: dias 13, 14 e 15 de setembro
  • Onde: Pavilhão de Viber (R. Goiás – Cidade Nova II)
  • Entrada gratuita, mas pede 1 kg de alimento ou 1 litro de leite.

fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia