Entrou em funcionamento a primeira usina de produção de energia elétrica gerada por energia solar através de placas fotovoltaicas instaladas no dia 22 de agosto de 2024, em um condomínio no Município de Indaiatuba/SP.
E o que mais chamou a atenção nesta instalação foi a questão da referida “Fazenda de Energia Solar” se encontrar instalada dentro de um condomínio residencial, onde os beneficiários serão toda a coletividade residente naquela localidade, que além de terem uma considerável economia com os gastos de energia elétrica, contribuirão com a preservação do meio ambiente, demonstrando uma preocupação com as questões voltadas à sustentabilidade, com uma clara demonstração consciente de preservação do ecossistema, aliada à uma conduta ecologicamente correta.
Este condomínio, na verdade, trata-se de um “loteamento fechado”, conhecido como Associação de Moradores do Loteamento Park Real”, localizado na Rua Antônio José Petrilli, s/n.º, Bairro Monte Verde, ao lado dos Condomínios “Jardim Dona Maria José” e “Jardim Dona Maria Cândida”.
Em contato com o atual Diretor Presidente, Fernando Pereira Bromonschenkel, ele informou que o Park Real é um residencial cujo empreendimento foi lançado em 2013, com 971 unidades residenciais, e que hoje conta com aproximadamente 4.500 pessoas fixas vivendo dentro das dependências do condomínio.
Segundo o Presidente ele foi recentemente eleito para a gestão 2024/2025 juntamente com a sua Diretora Financeira: Josiane Borges da Silva Souza, e seu Diretor Secretário: Tiago Fernando Mella, para implementar uma gestão voltada a atender aos interesses daquela coletividade, sem deixar de observar as questões que envolvem a sustentabilidade do residencial.
Indagado sobre a iniciativa, o Presidente informou que o Park Real dispunha de
espaço para a instalação das placas fotovoltaicas (placas solares), e que em razão disso, realizou a cotação com 05 (cinco) empresas que atuam no mercado, para que apresentassem um projeto e orçamento que atendesse a demanda energética do residencial. Com o projeto em mãos a diretoria convocou uma assembleia extraordinária que, dentre as diversas matérias constantes da ordem da pauta, estabeleceu a aquisição e implantação da Usina Fotovoltaica do Condomínio Jardim Park Real, o que foi aprovada por unanimidade dos presentes naquela assembleia.
Com a aquisição da usina de energia solar, a Associação de Moradores do Loteamento Park Real dispõe agora de equipamentos considerados mais atuais e sofisticados existentes no mercado de produção de energia solar, contando com Usina de 42KWP, numa geração media para 5.000KW por mês e 60.000KW ao ano, através de 72 (setenta e dois) painéis fotovoltaicos de 610W de potência (cada painel), aliado a 18 (dezoito) microinversores de 2.25KW, gerando uma economia média para o residencial de aproximadamente R$54.600,00 (cinquenta e quatro mil e seiscentos reais) ao ano.
O Presidente informou que a aquisição foi realizada sem qualquer rateio ou taxa extra, sendo o valor totalmente financiado e utilizado para custear de forma integral a aquisição dos equipamentos, construção das bases e pilares de sustentação da usina no solo, instalação de alambrados em torno da usina, aquisição do poste e relógio, além da instalação de todos os equipamentos até a homologação do projeto de energia junto à CPFL. Segundo ainda o Presidente, esta forma de aquisição foi muito interessante porque o valor da parcela de financiamento é o valor aproximado das contas de energia elétrica da Associação, razão esta que a economia gerada com a produção de energia solar, irá custear o valor dispendido com o financiamento.
Finalizando, Fernando informou que ainda deseja realizar outros projetos de sustentabilidade dentro do perímetro do residencial Park Real ainda dentro do seu mandato, que termina no dia 31/12/2025, destacando-se a implantação de poços-artesianos, sendo um para a parte mais alta e outro para a parte mais baixa do condomínio, o que evitará o gasto desnecessário com a água tratada pelo SAAE, servindo a água dos poços para a irrigação de todas as áreas verdes e jardins do Park Real. Outra ideia do Presidente é implementar um sistema de captação de águas pluviais (chuvas) para reuso dentro do próprio condomínio, servindo referida captação para ser utilizada para limpeza de áreas comuns e irrigação.
Quanto à questão envolvendo a área verde, Fernando informa que já mantém contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Indaiatuba/SP, a fim de implementar um projeto de replantio de plantas e espécies arbóreas (árvores), a fim de tornar o Park Real como o condomínio com mais árvores plantadas por metro quadrado de Indaiatuba.
O Presidente finalizou agradecendo a todos os associados pela confiança depositada na atual Diretoria, na certeza de que no ano de 2025 haverá grandes realizações que trarão ainda mais alegria e satisfação a todos os moradores do Condomínio Residencial Jardim Park Real.
O Comando Notícias, através do seu Editorial, vem parabenizar os gestores da Associação de Moradores do Loteamento Park Real pela excelente iniciativa, desejando que outros condomínios e loteamento fechados do nosso município tenham o mesmo objetivo, proporcionando cada vez mais gestos conscientes de preservação do nosso meio ambiente.