Em um editorial publicado na edição deste sábado (13), o jornal Tribuna de Indaiá anunciou o fim das atividades após 63 anos de fundação – era o periódico mais antigo da cidade de Indaiatuba.
No texto, a empresa informa que “não foi possível resistir à crise conjunta que se abate sobre jornais e revistas, além de outros fatores. De um lado, a crise econômica, que perdura insistentemente, comprometendo investimentos e o consumo das famílias. De outro, a crise na mídia impressa.”
O jornal teve até recentemente duas edições semanais, às terças e sábados, além de uma revista periódica. O editorial “Lutamos até o fim” prossegue dizendo que “não deixa de ser lamentável que uma cidade do porte de Indaiatuba deixe de ter um veículo de comunicação. No entanto, cabe a reflexão quanto às razões pelas quais a oferta de informação por meios impressos tem sido reduzida nos quatro cantos do País”.
Entre os motivos listados também está uma questão cultural, justifica o editorial. “A cultura letrada tem sido crescentemente preterida em detrimento de informação instantânea (…) No limite, a proliferação das chamadas fake news é o efeito colateral mais nefasto do processo de deturpação do fato.”
É o segundo jornal que encerra as atividades na cidade nos últimos dois anos. Anteriormente também foi encerrado o semanal “Semana em Destaque”.
A Tribuna encerra dizendo: “É momento, também de agradecer aos leitores, assinantes e anunciantes que prestigiaram este veículo ao logo dos anos (…)Com imensurável dor no coração de seus diretores e funcionários, mas certa de ter cumprido sua missão de bem informar a Tribuna escreve um ponto final em sua história.”
foto: divulgação