CulturaIndaiatuba

“Jumanji – Próxima Fase” é o lançamento da semana e “1917” tem pré-estreia

MARCOS KIMURA*

O lançamento da semana nos cinemas de Indaiatuba é “Jumanji – Próxima Fase”, segundo filme do reboot do clássico dos anos 90. Mas, “1917”, um dos principais candidatos ao Oscar, tem pré-estreia sábado e domingo no Polo Shopping. Tentado em revisitar o mundo de Jumanji, Spencer (Alex Wolff, de “Hereditário”) decide consertar o jogo de videogame que permite que os jogadores sejam transportados ao local.

Logo o quarteto formado por Smolder Bravestone (Dwayne Johnson), Moose Finbar (Kevin Hart, de “Um espião e meio”), Shelly Oberon (Jack Black, de “Escola de Rock”) e Ruby Roundhouse (Karen Gillan, de “Guardiões da Galáxia”) ressurge, agora comandado por outras pessoas: os avôs de Spencer e Fridge (Danny DeVito, de “Dumbo”, e Danny Glover, de “Máquina Mortífera”) assumem as personas de Bravestone e Finbar, enquanto o próprio Fridge (Ser’Darius Blain, do seriado “Charmed”) agora está sob a pele de Oberon. É uma tentativa do diretor Jake Kasdan de firmar uma franquia voltada à família.

“1917” se tornou a surpresa de última hora da temporada de premiações, depois de faturar o Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático e de Direção para Sam Mendes (que já ganhou o Oscar por “Beleza Americana”). Tem as mesmas 10 indicações de “Era uma vez em…Hollywood” e “O Irlandês”, e uma a menos que “Coringa”.

Durante a I Guerra Mundial, os cabos Schofield (George MacKay, de “Capitão Fantástico”) e Blake (Dean-Charles Chapman, o Tommen Baratheon de “Game of Thrones”) são jovens soldados britânicos são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar seus colegas de batalhão.

O filme é feito como um longo plano sequência, narrado em tempo real e com a participação de importantes atores do Reino Unido como Colin Firth (“O Discurso do  Rei”), Benedict Cumberbath (“Doutor Estranho”), Mark Strong (“Kingsman”), Andrew Scott (“Fleabag”) e Richard Madden (“Game of Thrones”).

Assista Mulheres

Na próxima terça-feira, 21, a partir das 19h40, o projeto “Assista Mulheres” do Topázio Cinemas exibe o longa-metragem “Uma Mulher Alta”, do diretor russo Kantemir Balagov (“Tesnota”). O ingresso para a sessão tem valor único de R$ 10,00 por pessoa. O filme se passa na Leningrado de 1945.

Iya e Masha são duas jovens mulheres em busca de esperança e significado em meios aos destroços deixados na Rússia após a Segunda Guerra Mundial. O cerco de Leningrado, um dos mais brutais da história, chegou ao fim, mas reconstruir suas vidas permanece uma situação permeada por morte e trauma.

A obra é livremente inspirada no livro “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher”, da escritora vencedora do Nobel de Literatura Svetlana Aleksiévitch, e ganhou o Prêmio da Crítica no Um Certain Regard do Festival de Cannes em 2019.

*Marcos Kimura é jornalista e curador do Cineclube Indaiatuba (SP).

fotos: reprodução