Quem faz a melhor coxinha de queijo em Jundiaí? O resultado será divulgado no próximo domingo, no festival “A Melhor Coxinha de Queijo de Jundiaí” – Edição 2020, que será realizado dia 1º de dezembro no Parque da Uva, durante o Domingo no Parque. E, a partir desta segunda (25), a população pode participar, votando neste link.
A iniciativa é da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) / Departamento de Fomento ao Turismo, em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) – Departamento de Patrimônio Histórico.
A coxinha de queijo é conhecida em Jundiaí há mais de 40 anos e é considerada patrimônio imaterial da cidade, segundo a diretora do Departamento de Turismo da UGAAT, Marcela Moro. A primeira edição, no ano passado, foi um sucesso absoluto: mais de quatro mil coxinhas produzidas pelos participantes inscritos foram vendidas no Parque da Uva. “E só não venderam mais porque acabou”, conta ela.
Em 2018 houve sete inscritos; este ano o voto popular pode escolher entre nove concorrentes. Entre eles está o campeão do ano passado – o Kiosque Roseira, que desde a vitória viu seu volume de vendas aumentar 700%.
Além do voto popular, a melhor coxinha será escolhida por um corpo de jurados formado por chefs de cozinha e especialistas em gastronomia. Os estabelecimentos participantes escolhem se desejam levar apenas coxinhas para os jurados, no dia do concurso, ou se querem vender seus produtos durante o evento.
A votação popular prossegue até as 23h59 de sábado, dia 30 de novembro, e o vencedor do festival será anunciado durante o Domingo no Parque, que terá horário estendido excepcionalmente neste domingo: vai das 9h às 19h. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
foto: divulgação/Prefeitura de Jundiaí