CidadesJundiaí

Jundiaí passa a disponibilizar cloroquina e hidroxicloroquina em postos de saúde

O Novo Coronavírus ainda não conta com medicamento com eficácia comprovada nem vacina para a imunização contra o vírus Sars-CoV-2, no entanto, a Cloroquina e a Hidroxicloroquina, – medicamentos orientados pelo Ministério da Saúde para uso em casos precoces de Covid-19 -, passam a estar disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Sentinelas (USs) e Clínica da Família da Prefeitura de Jundiaí (SP). A prescrição das medicações é livre ao médico, que fará a análise do caso, ponderando os benefícios e os riscos, e indicará o melhor tratamento disponível conforme o perfil de cada paciente.

As medicações foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde (MS), juntamente com orientações específicas sobre posologia necessária, de acordo com idade e período de surgimento dos sintomas.

“A disponibilização da medicação na Relação de Medicamentos do Município é mais uma opção no combate à pandemia, considerando que não se dispõe, até o momento, de tratamento específico para Covid-19. Além dos remédios, os exames prévios que forem necessários também estão disponíveis para o acompanhamento dos casos que tenham a alternativa medicamentosa viável para o tratamento”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

 

 

Foto: divulgação.