CidadesSorocaba

Justiça determina transferência do chimpanzé Black do zoo de Sorocaba

com informações do G1 Sorocaba

Uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou que o chimpanzé Black, que vive no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), seja transferido para o Santuário dos Primatas. O pedido de transferência foi feito pela Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA) e pela Associação Sempre Pelos Animais de São Roque. A batalha judicial já dura um ano.

Black tem 48 anos e atualmente vive sozinho em um recinto do zoológico. De acordo com a decisão judicial, o animal tem que ser transferido para a sua nova casa até o dia 5 de maio. A Prefeitura de Sorocaba informou que foi notificada, mas, como a decisão cabe recurso, já foi pedida a suspensão da ordem do Tribunal de Justiça. O Santuários dos Primatas é mantido pelo Great Ape Project/Projeto dos Grandes Primatas (GAP).

Em 2014, Black esteve temporariamente no santuário, a pedido do próprio zoológico, para manutenção de sua jaula. Naquele ano, ele se socializou com outros membros de sua espécie e conquistou até uma companheira, a chimpanzé Margarete. Contudo, o zoológico exigiu sua volta e o mantenedor do santuário iniciou uma campanha pública pela permanência de Black, sem ter obtido sucesso na época.