INDAIATUBA – Será lançado nesta terça-feira (17) o livro História de Indaiatuba sob o olhar de Antonio Reginaldo Geiss, um dos mais antigos moradores da cidade e fundadores da Rádio Jornal. Sob a autoria da historiadora Eliana Belo, a obra tem 27 capítulos, mais de 400 páginas, com referências de 11 periódicos locais, mais de 50 jornais e revistas estaduais e nacionais, mais de 100 livros e outros documentos, inclusive fontes primárias. O evento será em um clube privado R. Dr. Oswaldo Cruz, 40 – Jardim Rossignatti, às 19h30. O livro custa R$ 50.
De acordo com a autora, cada fato cotidiano da vida do biografado está contextualizado a ponto de relacionar sua vida privada com a vida pública não só da cidade, mas também do Brasil, relacionando pequenos fatos corriqueiros a reconhecidos acontecimentos nacionais e até mundiais.
“Nascido para ser um livro de memórias, acabou sendo uma obra de História. Você conhecerá a influência da maçonaria e dos clubes de serviço (Rotary e Lions) na história política local, incluindo o golpe militar de 64 e o impeachment de um prefeito. Conhecerá os ciclos econômicos (açúcar, café, batata, tomate e uva) até o desenvolvimento industrial que viabilizou o Jardim Morada do Sol. Conhecerá a história dos cinemas, dos cemitérios, dos largos, praças, clubes, Câmara Municipal e das primeiras escolas”, afirma.
Eliana ainda afirma que o leitor conseguirá reconhecer nas memórias do biografado fatos relacionados à imigração, república, coronelismo (inclusive na Helvetia e Itaici) varguismo, estadonovismo, ditadura militar; vai conhecer a história do Primavera e das grandes rivalidades políticas nascidas de suspeitas de corrupção e verá o quanto a decisão de um prefeito em se afastar do catolicismo e se aproximar do protestantismo influenciou nossa Indaiatuba.
“Conhecerá as maiores tragédias do século XX em nossa cidade e suas grandes festas populares. Através de uma vida, de uma família e da relação com o trabalho, você, em algum momento, se reconhecerá nas memórias do Geiss e na História de nossa cidade”, completa. A impressão é da gráfica Vitória, de Indaiatuba.
Eliana Belo da Silva é historiadora e pedagoga especialista em gestão escolar. Há mais de 30 anos estuda a história de Indaiatuba, tendo iniciado pelas memórias de sua família, sendo que é neta e filha de indaiatubanos. É auditora líder em Sistemas de Gestão da Qualidade formada pela Fundação Vanzolini (USP) com registro no IRCA (Inglaterra); fez pós-graduação na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, onde formou-se em Sistemas de Gestão Integrados e é auditora líder em PBQP-H da construção civil pela LRQA do Brasil.
Silva e Penna Imagens