CidadesIndaiatuba

Mãe e enfermeira: as mãos que cuidam dos filhos e dos doentes na pandemia

por HUGO ANTONELI JUNIOR

Enfermeira chefe do Indaiatuba Hospital, Patrícia exerce a profissão na saúde muito antes de ter sido mãe. Hoje ela tem dois filhos, sem contar os filhos que adotou na equipe que coordena. São 13 anos como chefe de setor. Neste Dia das Mães, o Comando Notícia homenageia ao mesmo tempo uma mulher e uma profissional da saúde neste domingo, dia 10.

A pandemia, sem dúvida, preocupa. “Estou triste com a situação global, mas estou fazendo o meu melhor com humanização e acolhimento ao próximo frente a fragilidade. Ao mesmo tempo, me sinto abençoada por exercer um dom que faz o diferencial diante de toda essa calamidade”, diz.

Por outro lado, este momento traz algumas lições. “Todo momento que se pode estar perto é mais valorizado, como se fosse o último. Pequenas atitudes que antes não conseguia fazer como brincar com os filhos, acompanhar de pertinho a evolução do aprendizado deles, enfim, cuidar dos filhos como se cuidava antigamente”, diz.

Não só dos filhos de sangue. No hospital ela é uma mãezona. “Até demais. Defendo a minha equipe com unhas e dentes até que me provem que estão errados. E mesmo quando estão eu converso, oriento e tento chegar a uma solução que mostre o aprendizado para que não se repita.”

Como uma profissional da saúde e mãe, Patrícia deixa duas mensagens. Uma para os profissionais da enfermagem, profissão que exerce desde os 17 anos e outra para as mulheres que assim como ela recebem as mais merecidas homenagens neste domingo.

“Para a enfermagem: Não é hora de fraqueza pois nossa profissão sabemos que não é assim. Temos que ser ainda mais fortes, engolir o choro e cuidar com ainda mais compaixão e carinho. Pois nesse momento de fragilidade a ciência e técnica unidas com o amor fazem muita diferença.”

“Para as mães: Curtam cada momento com seus filhos e familiares e agradeça por ter esta oportunidade. Aproveite mais seu filho esqueça do tempo, das obrigações e das cobranças neste momento pois o aprendizado que estamos tendo com essa pandemia é para evoluirmos ainda mais nossa maternidade.”

fotos: arquivo pessoal