CidadesCulturaIndaiatuba

Maio Musical: orquestra, Bacobalaco, Manteiga de Garrafa e Diáspora Coletivo Musical são atrações

INDAIATUBA – A abertura do 26º Maio Musical aconteceu na terça-feira, dia 1 de maio, na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, com mais de 700 pessoas. Confira as principais atrações e a programação para este final de semana abaixo.

O Maio Musical de 2018 contará com 25 apresentações, sendo que 17 serão com artistas locais. Todas as apresentações são gratuitas, com a exceção de Sá & Guarabyra e Oswaldo Montenegro. Para estes dois shows os interessados deverão retirar antecipadamente os convites na segunda-feira, 07 de maio, no Centro de Convenções Aydil Bonachella, a partir das 8h.

Cada ingresso deve ser trocado por um pacote de fralda geriátrica tamanho G/X ou GG/XL, limitado a dois convites por pessoa. O horário de funcionamento do Centro de Convenções é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os produtos doados serão revertidos para as entidades atendidas pelo Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba). Informações: (19) 3894 1867.

Dia 05: ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO

Regência: Claudio Cruz

Percussão: Rubens Lopes

Local: Sala Acrísio de Camargo

Horário: 20h

Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Desde sua reformulação, em 2012, a Orquestra passou a ter Claudio Cruz como regente titular e diretor musical, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade. Hoje, a Orquestra apresenta uma marcante identidade sonora, e sua forte coesão interna permite a construção de repertórios cada vez mais desafiadores técnica e estilisticamente.

Dia 05: HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA

Com o grupo BACOBALACO

Local: Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol

Horário: 20h

Projeto que surgiu do interesse de um grupo de músicos em contar a história da música brasileira por meio de canções que consagraram épocas, as quais fizeram da música popular uma das principais manifestações artísticas e culturais Brasil afora. Trazendo elementos que moldaram a história, passaremos pelos estilos mais inovadores como a Bossa Nova e a Tropicália até chegar ao cenário atual, além de incluir outras referências como o Soul e o Jazz.

Dia 06: COM FUSÃO MODERNA

Com os grupos Manteiga de Garrafa e Diáspora Coletivo Musical

Local: Sala Acrísio de Camargo

Horário: 18h

No show “O choro é nosso!”, o Conjunto Manteiga de Garrafa apresenta um repertório recheado de diversas linguagens dentro do choro, com os ritmos polca, choro, choro sambado, maxixe, percorrendo desde os mais antigos chorões como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, passando pelos consagrados Pixinguinha e Jacob do Bandolim até os modernos choros de Paulinho da Viola.

Baseado na clássica formação Trio: Piano, Baixo e Bateria os integrantes buscam a Interpretação balanceada com o improviso, a combinação de estilos sem clichês, sem preconceitos, seguindo a tendência de fusão de gêneros como uma releitura. Nomes como Miles Davis, John Coltrane e Herbie Hancock são alguns dos compositores que poderão ser apreciados durante as apresentações do trio.